Significado de SOS


O que é SOS



SOS é uma sigla inglesa utilizada mundialmente.

O significado de SOS é absolutamente nenhum, ou seja, as siglas não representam nada.

SOS é um código universal de socorro, servindo como um aviso ou mensagem de alerta para indicar que alguém está em uma situação de perigo (e de risco de vida) e que precisa imediatamente de auxílio.

Por isso, SOS é somente um pedido de socorro e de alerta. No entanto, o código acabou sendo associado com diversas expressões inglesas, tais como:

  • Save Our Souls”, que significa “Salve nossas almas”,
  • Save Our Ship”, que significa “Salve nosso navio”,
  • Survivors On Shore”, que significa “Sobreviventes na costa”,
  • Save Our Seamen”, que significa “Salve nossos marinheiros”,
  • Entre outras.

Na verdade, todas essas expressões servem como uma forma de ajuda para as pessoas conseguirem se lembrar das letras do código – que é, formado graças ao código morse, sistema de comunicação marítima criada por Samuel Morse no século XIX. Esse sistema é formado por sinais curtos (pontos: “.”) ou sinais longos (hífen: “-”) que servem para formar as letras e palavras e, consequentemente, frases e mensagens.

O SOS era escrito assim: S (...) O (---) S (...) – ou seja, uma sequência ininterrupta que é composta de três pontos e três traços.

Em 1906, através da segunda Conferência Radiotelegráfica de Berlim, a sequência de pontos e traços (que forma o SOS) foi sugerida como pedido de ajuda universal, pois era fácil de ser entendida e também para ser lembrada.

De todo modo, SOS era vastamente utilizado na navegação – desde 1999 o código morse foi aposentado como sistema de comunicação marítima, sendo substituído por uso de mensagens de voz e devido à modernização dos sistemas de comunicações via satélite. É claro que a sigla SOS é muito memorável como alerta de perigo e para pedidos de socorro.

Um exemplo é visto em situações de inundações, em diferentes países do globo. Para chamar ajuda dos helicópteros de resgate, as pessoas costumam grafar as letras “SOS” nos telhados das casas.

SOS Mata Atlântica é uma organização não-governamental (ONG) brasileira fundada em 1986, que tem como objetivo promover a conservação do Bioma Mata Atlântica e dos ecossistemas que estão sob sua influência.

Geralmente, vê-se o termo SOS como nome de diversas ONGs e clínicas voltadas, especialmente, para o bem-estar dos animais.

“S.O.S. do Amor” é um filme estadunidense de 2005 com a atriz Amanda Bynes.

Como surgiu o S.O.S

É claro que o código de alerta popularmente conhecido como SOS teve seu predecessor: o código CQD. Também não tendo um significado (na realidade, as letras CQ eram utilizadas como sinal para chamar todas as estações, enquanto que o D denotava a palavra inglesa distress, ou seja, “alerta” ou “perigo”), o código CQD teve sua escolha baseada na junção das letras que não permitia qualquer erro de interpretação.

O código CQD também foi associada com a expressão “Come Quick, Danger”, que significa em tradução livre “Venha rápido, perigo!”, mas por sua ideia era mais entendido como “Todas as estações, perigo!”

O CQD, porém, tinha uma desvantagem: em código morse, ele não tinha muita praticidade, pois escrevia-se assim: C (-.-.) Q (--.-) D (-..).

Por essa complicação de enviar o código CQD em código morse, houve a sugestão da nova sequência – o SOS.

Embora tenha sido somente oficializado em 1908, o SOS ainda via seu antecessor – o CQD – também ser utilizado para sinalizar um perigo. Os dois códigos podem ser notados no famoso caso do naufrágio do navio Titanic, em 1912. Em seu pedido de socorro, o indivíduo responsável pela comunicação marítima emitiu tanto em SOS como em CQD.

O significado de SOS está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

SOS |