Sopro no coração é uma ocorrência existente na área da saúde.
O significado de Sopro no coração, também conhecido como sopro cardíaco, um “ruído” que é auscultado (ou seja, ouvido) no peito de uma pessoa, quando acontece uma interferência no fluxo de sangue por meio das estruturas do coração, isto é, resulta-se em uma passagem anormal do fluxo sanguíneo, quando o sangue passa por um orifício menor do que deveria (estenose) ou ainda quando a válvula cardíaca (o corpo humano possui quatro) não se fecha apropriadamente e permite que o sangue volte através de um pequeno furo (insuficiência).
Este som é perceptível durante um exame físico, com o uso do estetoscópio, e lembra muito o som de uma pessoa está assoprando no ouvido. Dependendo, pode-se solicitar exames complementares para garantir um diagnóstico mais elaborado, principalmente para entender a razão desta ocorrência. Alguns exemplos são o raio x de tórax, eletrocardiograma e ecocardiograma.
O sopro no coração pode apresentar aspectos de caráter funcional, fisiológico e patológico, resultantes de algum defeito no funcionamento do coração. Não é classificado como uma doença, mas como uma indicação de que algo não está em completa normalidade com o coração.
Normalmente, o sopro no coração pode ser notado em crianças e pessoas jovens saudáveis, porém é algo que não representa qualquer risco ou que poderá trazer complicações para a saúde e de seu desenvolvimento. Por isso, nesses casos, pode ser um achado inocente, que não possui qualquer significado clínico.
Para os adultos, o sopro no coração pode indicar alguma complicação no coração, decorrente da febre reumática que ocorreu na infância, que afeta também o sistema nervoso central e o sistema osteoarticular.
Em relação ao tratamento, é possível afirmar que nas crianças não há qualquer tipo de tratamento (somente em casos muito graves). Uma pessoa adulta pode passar por intervenções cirúrgicas, também pensando em casos graves – se o sopro no coração for leve e não traz outras complicações cardíacas, não há necessidade de cirurgia.
Não existe a possibilidade de prevenir os sopros no coração. Entretanto, cada indivíduo pode aplicar alguns hábitos para cuidar bem desse órgão, como, por exemplo, ter uma alimentação saudável, realizar exercícios físicos regulares, fazer controle de sua pressão arterial, evitar o fumo e somente ingerir bebida alcoólica com moderação.
É possível afirmar que o sopro no coração, quando é inofensivo, não apresenta sintomas claros, mas exige-se acompanhamento médico e exames de rotina.
Quando o sopro no coração está anormal, alguns sintomas podem acabar surgindo. Além do próprio som incomum ouvido pelo médico, os sinais que indicam um problema no coração são:
Em crianças, pode apresentar também problemas de crescimento como um sintoma do sopro no coração.
Nas crianças, os sopros no coração anormais são, em grande parte, causados por doenças cardíacas congênitas. Nos adultos, estes sopros anormais podem ser causados por doenças nas válvulas do coração.
Já os sopros no coração normais podem ocorrer quando o sangue flui de maneira muito mais rápida por meio do coração, sendo causados por atividade física, gravidez, febre, anemia ou hipertireoidismo.
Em termos de defeitos congênitos, que podem provocar o sopro anormal no coração em crianças, pode-se destacar os defeitos septais e as anormalidades na válvula do coração (como comentado anteriormente – estenose e insuficiência).
Infecções também fazem parte da lista de causas prováveis do sopro no coração, assim como condições que prejudicam as estruturas cardíacas. Além da febre reumática, alguns exemplos são a endocardite, a calcificação da válvula e até mesmo o prolapso da válvula mitral.
O significado de Sopro No Coração está na categoria Significados