Solubilidade ou o coeficiente de solubilidade é o nome dado à qualidade daquilo que é solúvel e que é expresso em mols por litro, em porcentagem ou mesmo em grama por litro. Este conceito é válido também para os solventes sólidos e é bastante estudado pela Química.
Quando uma substância se dissolve, diz-se que é soluto. Já a substância onde se dissolve o soluto é conhecida como solvente. Contudo, nem todas as substâncias conseguem se dissolver nos mesmos solventes, como é o caso do sal e da água. Esta é solvente da primeira, mas não do óleo.
Dentre vários fatores, a polaridade das substâncias é uma das maiores influenciadoras sobre a capacidade de solubilidade, assim como a presença de certos elementos de complexos metálicos que acabam comprometendo o processo.
Quando se mistura uma substância à outra ou um soluto com algum solvente, a solução poderá apresentar um dos três tipos diferentes a seguir:
Saturada: É aquela que consegue atingir o limite da saturação, uma vez que conta com a maior quantidade de soluto possível ou a quantidade exata;
Insaturada: É aquela que não consegue alcançar a quantidade máxima e/ou se torna inferior à máxima tolerável;
Supersaturada: É aquela que teve a quantidade do seu soluto superior ao máximo esperado.
A interação entre as moléculas do solvente com as do soluto passam por um processo para formar os agregados, os quais são conhecidos como solvatação. Porém, se esse mesmo processo ocorrer na água receberá o nome de hidratação.
Além dos líquidos, os gases também podem sofrer solubilidade, mas para isso acontecer é necessário que haja a influência da pressão e da temperatura. De acordo com a Lei de Henry, a qual foi proposta em 1802, quando ocorre uma constante na temperatura, a solubilidade de um gás sobre um líquido acaba sendo proporcional a pressão parcial do gás sobre o mesmo líquido.
Quanto à temperatura, observa-se a diminuição da solubilidade dos gases em líquidos assim que a temperatura se eleva ocasionando o aumento do grau de agitação e liberação das moléculas de gás presente no líquido.
Um dos exemplos mais comuns é observado quando ocorre o lançamento de uma água muito quente em um rio que conta com uma biodiversidade alta. Sendo assim, a temperatura elevada provoca a redução da solubilidade do CO2 na água do rio ocasionando em uma grande mortandade de espécies presentes na região.
O significado de Solubilidade está na categoria Significados