Significado de Solstício


O que é Solstício



Solstício é uma palavra que tem sua origem no latim solstitium. A palavra é um conceito da astronomia e se refere à época do ano em que o sol incide mais diretamente em um dos dois trópicos, atingindo assim o maior declínio latitudinal medido desde o equador, em outras palavras, o solstício é a data que marca o início do verão no Hemisfério Sul enquanto o inverno começa no hemisfério norte e vice-versa.

O dia que começa o verão é o dia em que o sol atinge o máximo grau de incidência sobre um hemisfério e é também por isso o dia mais longo do ano, é o chamado solstício de verão. Por outro lado, no dia em que começa o inverno, temos o dia mais curto do ano e consequentemente a noite mais longa. Nesse dia o sol atinge o grau mínimo de incidência sobre um hemisfério.

Enquanto os solstícios de inverno e de verão marcam o início das duas respectivas estações, os equinócios da primavera e de outono por sua vez marcam o início dessas estações. Nos equinócios a noite e o dia tem praticamente a mesma duração e o sol incide diretamente sobre o equador afetando de forma igual os dois hemisférios

No Hemisfério Sul o solstício se dá quando o sol está incidindo sobre o Trópico de Capricórnio, o que se dá em torno dos dias 21 e 22 de dezembro e temos o início o verão. Enquanto o inverno se dá entre 21 e 22 de junho. No Hemisfério Norte acontece o contrário, no dia 21 ou 22 de junho o sol está sobre o Trópico de Câncer e o solstício de verão marca o início da estação, e o inverno se dá no dia 21 ou 22 de dezembro.

Durante toda a história da humanidade os solstícios foram recebidos como momentos especiais do ano, sendo recebidos com rituais sagrados e festas. As festas celebram o regresso do sol, associando-o com esperança e renascimento. A própria festa do Natal, o nascimento de Cristo, comemorada no dia 25 de dezembro estaria associada com o nascimento do sol comemorado pelos antigos.

Por Que Ocorrem os Solstícios?

Os solstícios ocorrem por que o eixo da terra é inclinado, e conforme ela gira em torno do sol, ao longo do ano, a luz do astro incide diferentemente sobre cada hemisfério do planeta. Os solstícios são os períodos em que o sol alcança sua mais extrema posição em relação a Terra, o máximo da proximidade ou o máximo da distância.

O eixo do planeta possui uma inclinação de cerda de 23°27’’ o que faz com que a Terra ao girar receba diferentes quantidades de raios solares no Hemisfério Sul e Hemisfério Norte, conforme a época do ano. E nos solstícios é quando essa diferença é mais nítida.

Assim, o fator fundamental que possibilita a ocorrência dos solstícios são os movimentos que o planeta efetua. O Planeta Terra nunca está parado, gira em torno do seu próprio eixo, a chamada rotação, e gira em torno do sol, movimento conhecido como translação.

O movimento de translação ainda faz com que os solstícios ocorram em dias e horas diferentes todos os anos devido a órbita elíptica do planeta em torno do Sol e pela variação da velocidade do planeta para executar essa órbita, que é mais veloz quando mais aproximada ao sol e fica mais lenta quando mais distante deste.

O significado de Solstício está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Solstício |