Significado de Software


O que é Software



Software é uma série de códigos escritos a serem executados, seguidos ou interpretados por um computador. Essa série segue padrões específicos que resultam em um comportamento desejado. Pode ser chamado também de suporte lógico ou logiciário, ou ainda ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador qualquer.

Não deve ser confundido hardware com software, vez que se trata de significados diferentes.

  • Enquanto o hardware trata-se da parte física de um computador (gabinete, teclado, monitor, etc.) o software é tudo o que faz a máquina funcionar, executando-se ações diferentes para cada um.

A pronúncia da palavra software é – “sóftuer”.

Em 1958 a palavra software foi usada pela primeira vez em um texto escrito por John Wilder Tkey, um cientista americano.

Software de sistema

É um sistema operativo que consiste em um aglomerado de instruções responsável por transformar o hardware em um sistema com o qual o usuário pode interagir e fazer funcionar seus programas. O conjunto interno do computador é quem permite essa interação através de uma interface gráfica.

  • Engloba todos os controladores de dispositivos (mouse, impressora, memória, etc.) e o sistema operacional.

Software de aplicação

Sãos os diversos programas instalados nos computadores que permitem ao usuário executar uma ou mais tarefas específicas nas mais diversas áreas como farmácia, engenharia, medicina, contabilidade, urbanismo, e outras. O utilizador pode desenvolver folhas de cálculo, desenhos arquitetônicos, apresentações gráficas, dentre outras tarefas.

Softwares de aplicação são também:

  • As bases de dados.
  • Videojogos.
  • Sistemas de automação comercial, etc.

Os softwares de aplicação podem incluir, além dos já mencionados:

  • Telecomunicações.
  • Software educacional.
  • Software de cálculo simbólico e numérico.

Software de programação

É o conjunto de ferramentas que contribuem para que o programador desenvolva programas de informática utilizando de diversas alternativas distintas e linguagens de programação

Fazem parte do software de programação:

  • Linkers.
  • Compiladores.
  • Depuradores.
  • Editores de texto, etc.

O ambiente que o programador trabalha é de desenvolvimento integrado, ou seja, todas as ferramentas listadas anteriormente são agrupadas em um ambiente visual de maneira que ele não precise digitar os comandos.

Software embarcado ou embutido

É um tipo de software destinado a executar suas funções dentro de uma máquina que não seja de uso geral. Normalmente esse funciona apenas para um objetivo bem específico.

Software livre

Nesse caso o usuário não necessita ter instalado em seu computador o software, pois ele ficará armazenado em uma máquina que terá que ser acessada pela internet. Normalmente esse serviço é gratuito e possui características idênticas às versões de armazenamento local.

  • Significa que qualquer programa de computador pode ser copiado, estudado, usado, redistribuído ou modificado com algumas restrições. A liberdade de tais parâmetros é central ao conceito, que é o oposto de software proprietário, porém não é comercializado visando o lucro. A distribuição do software livre é anexar uma licença e tornar o código fonte disponível para o usuário alterar de acordo com suas necessidades.

Pode ser citada como exemplo de empresa que trabalha desenvolvendo algum tipo de software a:

  • Software Express, trabalha com softwares de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF).

Existe um tipo de software indicado para imprimir etiquetas, rótulos de CD e DVD ou cartões de visitas, chamado Software Pimaco. Muito utilizado em gráficas e em alguns ambientes domésticos.

O significado de Software está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Software |