sofrência é uma palavra que designa um gênero musical que fez muito sucesso a partir do Nordeste do Brasil desde a segunda metade de 2014 se alastrado por todo o país a partir de primeira metade de 2015. O gênero foi desenvolvido entre as novas duplas e cantores sertanejos, que até então tinham um estilo mais festivo chamado arrocha. A sofrência é um tipo de música mais triste, romântico, que fala de um amor perdido ou que não se realizará.
A palavra sofrencia é um neologismo, uma palavra nova, ainda não oficialmente adotada na língua portuguesa mas que ultimamente tem sido popularmente bastante usada. Ela se forma da junção das palavras sofrimento e carência, e pode ser entendida como sinônimo de dor de cotovelo, dor de amor, aquele sofrimento que é causado pela pessoa a quem se ama.
E apesar da sofrência vir sendo identificada como um novo gênero dentro do sertanejo, na verdade o seu estilo remete a um tipo de música feito pelas duplas sertanejas pelo menos desde o fim dos anos 70 até meados dos anos 90, músicas sofridas, sobre relações tumultuadas, traições, bebedeiras, enfim. Músicas muitas vezes consideradas bregas e que tiveram como representantes duplas como Chitãozinho e Xororó, João Mineiro e Marciano, Zezé de Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo entre muitos outros.
A grande popularidade do termo se deu graças ao sucesso do cantor baiano Pablo, e especialmente a sua música “Por que homem não chora.” A música começou a ser parodiada em vídeos pelo Youtube que fizeram muito sucesso, espalhando pelo país o sucesso que o cantor já tinha no Nordeste, e consolidando a sofrência como um gênero que é uma tendência muito forte entre os jovens da atualidade.
O significado de Sofrência está na categoria Significados