Sociopata é o indivíduo que sofre de uma psicopatologia elencada entre os transtornos de personalidade: a sociopatia.
O indivíduo que tem a sociopatia apresenta algumas características bastante peculiares de personalidade. Normalmente é uma pessoa:
-de comportamento impulsivo, sem controle das reações emocionais, que são normalmente exageradas;
-hostil;
-antissocial;
-manipuladora;
-carismática;
-solitária;
-habituada a usar a mentira para conseguir o que quer;
-que não sente remorso;
-egocêntrica e egoísta;
-que despreza regras, costumes e obrigações sociais;
-que não se importa com os sentimentos dos outros;
-soberba;
-que tem dificuldade em lidar com frustrações, perdas, derrotas ou mesmo com a agressividade das outras pessoas;
-imatura;
-possessiva;
-ciumenta.
O sociopata é geralmente aquela pessoa que faz o que for preciso para alcançar aquilo que quer e não sente nenhum tipo de remorso quando seus atos causam danos às outras pessoas. O sociopata não tem a compreensão de que aquilo que faz é errado e, portanto, não se vê impelido a agir de outra forma.
As artimanhas do sociopata incluem o uso de seu carisma para manipular os outros através de mentiras. Costuma ser uma pessoa sedutora, que consegue usar as pessoas para extrair delas tudo aquilo que precisa; por subestimar as habilidades e capacidades de todos os outros, acredita estar sempre à frente das situações.
A grande irresponsabilidade do sociopata não se altera, mesmo que ele seja pego. O indivíduo continua a acreditar que está certo e que não há nada de errado em sua conduta; por essa razão, um sociopata que se torne criminoso representará perigo para a sociedade durante toda a sua vida. Não existe chance de recuperação para a sociopatia.
O sociopata não aprende a agir conforme as normas; repete sempre que necessário suas atitudes danosas.
Dentro do campo de estudo da psicologia, existe uma divisão entre aqueles que consideram a sociopatia e a psicopatia como um só transtorno de personalidade e aqueles que as veem como psicopatologias separadas.
Em comum com o sociopata, o psicopata é também:
-antissocial;
-tem desprezo pelas leis e regras em geral;
-carismático e sedutor;
-manipulador;
-não se importa com os sentimentos dos outros;
-egocêntrico.
Porém, mesmo com tais características em comum, o indivíduo psicopata se comporta de maneiras diferentes em muitas ocasiões.
O psicopata usa a violência como uma de suas principais armas. Em vez de contar apenas com sua lábia e com as mentiras que inventa, o psicopata é uma pessoa muito inteligente e usa toda sua potencialidade para engendrar seus planos.
O psicopata tem ainda uma capacidade muito grande de não ser reconhecido. Normalmente, um psicopata só é descoberto como tal depois de já ter cometido algum crime. Para isso, costuma levar uma vida dupla, não revelando a ninguém quem realmente é.
Diferente do sociopata, o psicopata pode um dia compreender que seus atos foram errados e é até capaz de sentir culpa e remorso. O psicopata pode ser recuperado, o sociopata, não.
O significado de Sociopata está na categoria Significados