Sociedade secreta é uma expressão. Sociedade é um substantivo feminino que se origina do Latim socius, que quer dizer “companheiro”, significando originalmente “seguidor”.
Secreta é um substantivo feminino e se deriva de segredo que, por sua vez, vem do Latim secretus, que significa “à parte, oculto, isolado”.
O significado de Sociedade secreta é um grupo que se reúne secretamente e tende a discutir sobre assuntos confidenciais, assim como informações ou interesses que não são divulgados para outras pessoas que pertencem ao mesmo grupo que os membros desta sociedade.
As sociedades secretas se caracterizam pelo mistério e ocultismo que as envolvem e atrai a curiosidade de muitas pessoas.
Nestas sociedades secretas, é normal que os membros passem por rituais de iniciação com a simples finalidade de provar sua lealdade e confiança antes de serem aceitos e ingressados à ordem. Por conta desse fato, existem muitas teorias da conspiração que abordam histórias de que várias sociedades secretas foram criadas com o intuito de controlar o governo mundial, que eram lideradas por seres extraterrestres ou ainda que os humanos possuíam poderes paranormais.
Muitas dessas histórias e lendas fizeram a cabeça de muitos curiosos e atiçaram a imaginação.
Colocando-se de lado todas essas ideias, as sociedades secretas podem ser criadas com objetivos diferentes. Geralmente, o principal é o filosófico, mas muitas outras sociedades são criadas com fins políticos, religiosos ou sociais.
Graças aos mistérios e criatividade das pessoas, obras e enredos puderam ser desenvolvidos nos mais diversos âmbitos, sejam eles artísticos, teatrais, cinematográficos ou mesmo literários.
Existe a obra “Sociedade Secreta Rosa e Túmulo”, livro de autoria de Diana Peterfreund.
Há ainda um filme chamado “Sociedade Secreta”, lançado em 2000, com Paul Walker no elenco.
Durante a história da Humanidade, houve a presença de sociedades secretas que acabaram marcando momentos importantes.
O primeiro que pode ser citado é no início da Primeira Guerra Mundial, que iniciou-se com a morte do arquiduque Francisco Ferdinando, príncipe-herdeiro do Império Austro-Húngaro. A sociedade secreta fundada na Sérvia de nome Unificação e Morte, mas mais conhecida como Mão Negra, foi a responsável pelo planejamento e a execução de Ferdinando.
Não somente este, mas com o apoio de muitas crenças religiosas e das próprias teorias conspiratórias, há exemplos de sociedades secretas que supostamente estariam envolvidas com práticas imorais ou satânicas. São elas:
Os Illuminati, por exemplo, aparecem em inúmeras teorias da conspiração desde o término da Revolução Francesa e é motivo de comentários até os dias atuais.
A sociedade secreta Vril também é outro exemplo comentado, pois conforme a história, vril é definido como uma energia que a ocultista Sociedade Thule intencionava alcançar para ter o domínio do mundo. Acredita-se que Adolf Hitler foi um membro desta seita.
O significado de Sociedade Secreta está na categoria Significados