Sociedade, para a sociologia, é, basicamente, um conjunto de seres humanos que dividem determinado território e compartilham regras, ideologias e tradições que para eles são perfeitamente aceitáveis e que os fazem conviver de forma organizada.
A designação mais precisa da palavra “sociedade” provém do termo em latim “societas” que expressa o mesmo sentido de uma associação amistosa com outros indivíduos de um mesmo conjunto de seres.
O significado da palavra sociedade está diretamente relacionado à relação entre seres humanos que possuem os mesmos interesses ou que, no geral, congregam valores, experiências ou alguma atividade que consideram adequadas para um convívio harmônico.
Para compreender de forma ampla o que significa a palavra sociedade é que existe a Sociologia. Sendo seu objetivo principal, portanto, estudar os diversos significados que estão vinculados a este termo e a forma que este conceito se aplica à vida e aos relacionamentos das pessoas.
Unida à Sociologia, há também outras ciências sociais e ciências humanas que buscam compreender a origem, a evolução e o comportamento dos indivíduos quando reunidos em grupos de gostos similares. São elas: a História, a Antropologia e a Geografia.
É possível que um determinado grupo de pessoas, oriundas de um mesmo território, forme uma sociedade. Todavia, para que isso aconteça, também é necessário que esse grupo de indivíduos partilhe de semelhanças e interesses quanto à cultura, etnia, visão política e religiosidade.
Devido a isso, também é possível que pessoas de localidades diferentes, países ou continentes, unidas por interesses ou tradições em comum, formem também uma sociedade. Exemplo disso é o caso da sociedade Judaico – Cristã.
O conceito de sociedade pode estar vinculado a definições do âmbito jurídico. Sendo assim, estes conceitos jurídicos são relacionados a 4 definições de sociedade: