Socialismo Utópico é o tipo de socialismo que aparece na história da humanidade antes das formulações de Karl Marx (1818 - 1883) e Friedrich Engels (1820 – 1895) que elaboraram um conjunto de teorias as quais denominaram de Socialismo Científico, em que pretendiam resolver as contradições e postulações consideradas ingênuas contidas nas teorias do Socialismo Utópico.
A expansão industrial e a exploração exercidas pelos capitalistas para com a classe trabalhadora, que era submetida a péssimas condições de trabalho, jornadas de trabalho de até 16 horas diárias, com salários irrisórios que muitas vezes limitavam-se a uma ou duas refeições diárias preparadas sem nenhum cuidado sanitário, o grande número de acidentes de trabalho, a total falta de direitos dos trabalhadores que constituíam-se também de idosos, pessoas enfermas e crianças, levaram um grupo de pensadores a formular teorias que combatessem essa situação e dessas teorias surge o Socialismo Utópico.
O principais pensadores do Socialismo Utópico aparecem na primeira metade do século XIX e são Robert Owen (1771 – 1858), Henri de Saint-Simon (1760 - 1825), Pierre Joseph Proudhon (1809 - 1865) e Charles Fourier (1772 - 1837). O Socialismo Utópico propunha resolver as contradições sociais, criando uma sociedade mais justa onde os operários tivessem melhores condições de trabalho, de vida e também mais acesso a riqueza que eles mesmo produziam e que então ficava praticamente toda na mão dos proprietários.
As concepções dos Socialistas Utópicos divergiam entre si propondo desde uma sociedade sem classes sociais, totalmente igualitária até uma sociedade onde ricos e pobres convivessem em harmonia em que a riqueza seria melhor distribuída e os pobres vivessem em condições mais dignas e tivessem melhores condições de trabalho, jornadas diárias mais curtas e onde crianças e idosos não fossem utilizados como mão-de-obra.
Os Socialistas Utópicos foram então os pioneiros na contestação teórica do sistema capitalista e na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, contudo, suas teses careciam de uma fundamentação histórico-filosófica. Tiveram grande importância para despertar a consciência de classe nos trabalhadores e como denúncia da exploração dos mais pobres pelos mais ricos, mas sem base cientifica suas ideias não passavam de uma utopia, um sonho irrealizável, como começaram a apontar Karl Marx e Friedrich Engels em 1948 a partir da publicação do Manifesto do Partido Comunista.
O Socialismo Científico é então a formulação teoria criada por Karl Marx e Friedrich Engels, e que a partir dos aprofundamentos teóricos de Karl Marx e a publicação de obras como O Capital, entra pra histórica com o nome de Marxismo.
O Socialismo Científico ou Marxismo procura através de uma análise crítica, profunda e minuciosa da História, Economia, Política e Filosofia elaborar uma teoria que traga o fim da exploração do homem pelo homem e proporcione uma sociedade sem classes e sem autoridades, conhecida como Comunismo.
Em síntese o Marxismo defende que as contradições do capitalismo fatalmente criarão na classe trabalhadora uma consciência de classe, que fará essa se rebelar contra sua situação desfavorável, criando uma Ditadura do Proletariado. Essa ditadura se organizará e implantará então o Socialismo, uma sociedade sem propriedade privada, gerida pelo Estado. No Socialismo o homem resolverá todas as suas contradições e quando esse dia chegar a humanidade chega ao seu destino final e máxima realização no Comunismo.
O significado de Socialismo Utópico está na categoria Significados