Significado de Socialismo Marxista


O que é Socialismo Marxista



Socialismo marxista é uma expressão. Socialismo é um substantivo masculino que tem origem no Latim associare, que quer dizer “agrupar, juntar”, mais o sufixo –ismus, que caracteriza substantivos de estado, doutrina ou condição.

Já “marxista” é um adjetivo e substantivo de dois gêneros cujo termo vem de Karl Marx, filósofo alemão.

O significado de Socialismo marxista se refere a uma corrente ideológica que também é conhecida como “Socialismo científico” ou apenas como “Marxismo”, já que seu desenvolvimento foi feito por Karl Marx e Friedrich Engels.

Veja também o significado de Socialismo Científico.

A publicação da obra “O Manifesto Comunista”, no ano de 1848, resultou na primeira discussão sobre o socialismo marxista.

O objetivo principal do socialismo marxista, de acordo com Marx e Engels, era de acabar com a luta de classes que existiam no regime capitalista, almejando alcançar o comunismo, porém através de caminhos variados e mais plausíveis.

Para o socialismo marxista, a sociedade deve ultrapassar certas etapas até que ela obtenha as condições necessárias para chegar ao comunismo.

A base desse tipo de socialismo era o estudo crítico e científico do próprio capitalismo, principalmente transformando esta corrente diferente da ideia do "Socialismo Utópico" que foi criado por Robert Owen, Charles Fourier e Saint-Simon. Por isso, diferentemente do Socialismo Utópico, o marxista não tinha como objetivo conceber uma sociedade ideal em que os proprietários deveriam doar suas riquezas e outros bens para o bem-comum.

Veja também o significado de Socialismo Utópico.

Na realidade, o socialismo marxista tinha como seus principais fundamentos a compreensão da história do capitalismo, ou seja, entender como o capitalismo se consolidou e quais eram suas contradições. Para os marxistas, o capitalismo trilhava um caminho que iria ser, de maneira eventual, ultrapassado.

Para Karl Marx, uma sociedade voltada para o capitalismo tinha duas classes como divisão: a burguesia – era a classe que tinha o controle dos meios de produção – e o proletariado – classe que não possuía posses e vendiam sua mão-de-obra por um preço abaixo do normal.

Características do Socialismo marxista

A corrente ideológica se destacou pela presença de inúmeros aspectos, entre os quais:

  • Materialismo histórico que explica o acúmulo material para explicar a história das sociedades,
  • Materialismo dialético: conceito que se relaciona com o conceito material e consequentemente com o psicológico e social,
  • Luta de classes: envolve a luta da classe burguesa e o proletariado,
  • Revolução proletária: o proletariado luta por sua ascensão, ocupando a posição da classe dominante (burguesia),
  • Teoria da mais-valia: teoria associada com a força de trabalho, lucro obtido e o tempo de realização.

Para os socialistas marxistas, era necessário que condições melhores de vida e trabalho fossem dadas aos trabalhadores, mas isso seria somente alcançado por meio de uma revolução da classe proletária baseada na luta armada.

Tais proposições serviram de influência para vários movimentos do século XX, entre os quais as Revoluções Russa, a Chinesa e a Cubana.

Veja também o significado de Capitalismo e Comunismo.

O significado de Socialismo Marxista está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Socialismo Marxista |