Socialismo científico tem esse nome devido ao fato de que o campo usado para produzir as regras desta doutrina é cientifico.
O Socialismo científico é conhecido como um projeto social que teve como seu principal objetivo achar maneiras de superar as dificuldades sociais que começaram por toda a Europa por causa da famosa Revolução industrial.
Karl Marx (1818-1883) criou o socialismo científico com seu amigo Friedrich Engels (1820-1895) para analisar os acontecimentos de sua época, partindo da história e evolução do homem até chegar aos mecanismos e formas usadas na dita exploração capitalista.
O significado de socialismo científico é a grande mudança na forma em que as pessoas daquela época em diante enxergaram entre o conceito de socialismo nos séculos XIX e XX. É possível ver essas mudanças e as principais ideias de Karl Marx por suas obras, como o famoso livro O capital, Uma contribuição para a crítica de economia política e o Manifesto Comunista.
O socialismo tem em sua essência o objetivo de criar um novo tipo de sistema econômico com viés social forte, na qual basicamente os meios de produção pertenceriam à classe dos trabalhadores, isso é visto na celebre frase, “Se o operário tudo produz, ao operário tudo pertence”. Para que esse sistema fosse possível, era necessário que não houvesse nenhuma forma de capitalismo envolvido ao país socialista, pois para Engels e Marx, o capitalismo não iria durar para sempre.
Já no sistema capitalista, que até hoje dita a economia do mundo, pois tem continuadamente funcionado mesmo com crises, a sociedade era basicamente vista como duas classes sociais existentes, uma classe era a parte dos homens que detinham os meios de produção, os chamados dominantes, e a outra classe que não tinha meios de produção, os que são chamados de dominados, que devido estes não terem posse de nada, precisavam trabalhar e em alguns casos, serem explorados pelos dominantes.
É necessário lembrar que no sistema socialista, o estado continuaria a existir, mas com o objetivo de defender a sociedade e não os dominantes, ou seja, o dever do estado no socialismo é de proteger o coletivo.
A partir daí, ao chegar ao fim das desigualdades sociais, que por sua vez causaria o fim dos conflitos entre as classes existentes, o estado seria algo que não teria mais lugar, já que tudo está em sua perfeita ordem, sendo assim, não precisaria mais existir o estado.
Em outras palavras, para Marx, o socialismo era apenas a ponte usada para a transição em que a sociedade iria para o sistema comunista, na qual seria um sistema em que a sociedade quem mandaria na produção e administração dos bens.
O socialismo utópico é mostrado por Marx e Engels como o socialismo em que os objetivos seriam alcançados sem precisar passar pelas barreiras e problemas que apareceriam no caminho, além de não mostrar as medidas necessárias para alcançar o sistema.
Os grandes incentivadores desse sistema, criticavam pesadamente o capitalismo, mas apenas por terem uma visão superficial do que realmente causam os problemas sociais. Os críticos do capitalismo apenas queriam uma sociedade não capitalista aonde as pessoas não são competitivas entre si e ainda vivem em completa harmonia.
O significado de Socialismo Científico está na categoria Significados