Socialismo é uma teoria ou doutrina da política e economia que surgiu no final do século XVIII. A origem do socialismo tem raízes nos movimentos políticos da classe operária e na classe intelectual que tinham pensamentos críticos quanto aos efeitos da sociedade sobre a propriedade privada e sobre a industrialização.
Em outras palavras, o socialismo é um sistema social e político caracterizado pela coletividade e apropriação dos meios de produção (terra e capital). Uma vez extinta a propriedade privada desses meios, todas as pessoas tomariam parte na produção e as desigualdades sociais seriam fortemente reduzidas, já que a produção poderia ser distribuída de forma justa.
O socialismo:
Um dos filósofos mais importantes do movimento socialista foi Karl Marx que afirmava que o socialismo somente seria conquistado através de uma revolução do proletariado (classe trabalhadora) e da luta de classes. Dessa forma, haveria a transição do capitalismo para o comunismo.
O comunismo era um movimento mais radical e aprovava o fim do capitalismo e a queda da burguesia.
No socialismo utópico o sistema socialista seria fundado de maneira gradual e branda.
Karl Max se distanciou logo dessa ideia, pois a classificava como sendo um método dos “burgueses”.
Logo em seguida do socialismo utópico, surgiu o socialismo científico (também denominado do marxismo) em que os teóricos buscavam compreender a sociedade e fazer alterações nela mediante observação e análise dos mecanismos sociais e econômicos do capitalismo. Desde então, constituiu uma proposta para haver uma revolução do proletariado e a luta de classes, objetivando melhores condições de vida e emprego para os trabalhadores.
Essa expressão é utilizada para referir-se a alguns países que ainda adotam o sistema de socialismo com intenção de promover a igualdade entre as nações. Exemplos desses países são:
Contudo, em alguns casos, identificou-se o comunismo constituído por regimes extremamente violentos e autoritários dentro desses países, o que deturpou o conceito verdadeiro de socialismo, vez que esses regimes não demonstram respeito pelo ser humano.
Um considerável número de cristãos, durante a Revolução Industrial, solicitou às classes dominantes que aliviassem os sofrimentos das classes de proletariados. O socialismo cristão foi uma tentativa de aplicar os ensinamentos de Jesus Cristo sobre o respeito e amor ao próximo, diante dos problemas sociais que foram provocados pela industrialização.
Refere-se a vários sistemas econômicos onde parte dos meios de produção pertence à propriedade pública ou/e cooperativa de forma social como economia de mercado.
O significado de Socialismo está na categoria Significados