A palavra sobretudo admite mais de um significado na língua portuguesa, e dependendo de seu uso, pode se encaixar em diferentes classes de palavras.
Sobretudo – substantivo
Sobretudo assume o papel de substantivo masculino comum quando significa casacão. É uma peça de vestuário pouco comum na vida do brasileiro, pois é mais adequada para climas frios. Recebe o nome de sobretudo justamente por cobrir grande parte do corpo e ser usado sobre de toda a roupa, protegendo do frio intenso.
Sobretudo – advérbio
Advérbios são as palavras que denotam circunstâncias; os advérbios aparecem junto aos verbos ou aos adjetivos e têm a função de modificar-lhes o sentido.
A palavra sobretudo é utilizada com a mesma função de um advérbio, porém, no estudo da gramática, sobretudo aparece sob a classificação de palavra denotativa, que se assemelha a um advérbio, mas não o é.
Sobretudo aparece para realçar uma informação, como por exemplo, no período: “O Brasil não é um país pobre, sobretudo quando no que se refere a riquezas naturais”.
Quando aparece como palavra denotativa, sobretudo é invariável.
Alguns dos sinônimos de sobretudo são:
-acima de tudo;
-principalmente;
-especialmente.
Sobretudo ou sobre tudo?
É bastante comum haver confusão entre os usos de sobretudo e sobre tudo, da mesma forma que a diferença entre senão e se não ou por que e por que gera dúvidas.
Sobretudo aparece quando se quer se referir à peça de roupa (substantivo) ou quando é usado como palavra denotativa (com a mesma função de um advérbio de realce) e significa acima de tudo. Já a expressão sobre tudo significa a respeito de tudo, como por exemplo em: “a universidade é o lugar onde se aprende sobre tudo”.
O significado de Sobretudo está na categoria Significados