Slogan é um termo derivado de “slogorn”, uma corruptela da língua inglesa oriunda da expressão “sluagh-ghairm tanmay”, que acabou sendo abreviada para “sluagh-tanmay”, significando “grito de guerra”. Era uma expressão usada para identificar grupos rivais e cada grupo possuía o seu grito, usado para incentivar os lutadores durante os combates.
Reaproveitado na atualidade, slogan acabou se transformando em grito de guerra no mercado de consumo, para atrair e cativar os consumidores, ou seja, é usado principalmente para fins publicitários, sendo uma palavra ou frase curta e de fácil memorização, que concentra as características do produto ou do serviço na propaganda comercial.
Os publicitários usam de criatividade para fazer um slogan, recorrendo a frases de efeito, curtas e simples, que possam permanecer na memória do consumidor. O slogan se torna a frase-chave que sintetiza a ideia que a empresa quer marcar, trata-se de um logotipo verbal. Assim, dentro de uma campanha publicitária, o slogan acaba entrando em todas as ações, sejam filmes, cartazes e comerciais e, apresentado junto com o logotipo da empresa, cria a identidade visual do produto.
Os slogans variam, podendo ser escritos, visuais, cantados. De forma geral é simples e sua retória deixa um espaço mínimo para os detalhes, apresentando-se rapidamente, como é o desejo dos publicitários, para que sua marca fique registrada.
Um bom slogan precisa ser curto e, ao mesmo tempo, expressar a história e a psicologia da empresa, além de conter também o conceito que ela quer apresentar.
O slogan não se restringe à publicidade: também é usado em contextos políticos e religiosos, tornando-se uma expressão repetitiva da ideia que se quer passar. Quando se trata de um slogan político, geralmente expressa um objetivo, como “Trabalhadores do mundo, uni-vos!” e, quando é um slogan religioso, expressa a chamada para o fiel.
Slogans famosos
Eis alguns exemplos de slogans que se tornaram famosos no Brasil:
Cerveja Skol: “A cerveja que desce redondo”
Medicamento: “Tomou Doril, a dor sumiu”
Bom-Bril: “Tem 1001 utilidades”
Air France: “Fazendo do céu o melhor lugar da terra”
Cerveja Brahma: “Refresca até pensamento”
Uma marca que muda seu slogan através dos tempos e sempre fica na memória do consumidor é a Coca-Cola. Desde 1896, quando surgiu, já aparecia com o slogan “Drink Coca-Cola”. Em 1942, no Brasil, o slogan era “A pausa que refresca”; em 1964, “Tudo vai melhor com Coca-Cola”, e assim por diante, até chegar à Copa do Mundo de 2014 com o slogan “A Copa de todo o mundo”.
O significado de Slogan está na categoria Significados