Síntese é um substantivo feminino. O termo tem origem no Grego synthesis, que quer dizer “composição, arranjo”, de syntithenai, que significa “compor, combinar”.
O significado de Síntese é descrito como o mesmo que resumo, também o equivalente a sumário ou sinopse. A síntese é uma descrição sucinta de um texto, expressando algo complexo ou de alguma maneira extenso, para algo genérico.
Síntese é sinônimo também de: súmula, epítome, compêndio e resenha.
Uma síntese também pode ser utilizada para descrever algo coerente e unificado que se formou através de vários elementos.
Um exemplo é quando uma pessoa realiza a consulta pela sinopse de um filme, para avaliar se vale a pena ser assistido. Esta pessoa irá notar que uma síntese lhe apresentará o que é o filme.
Na Farmacologia, síntese é um termo usado para determinar a arte de compor fármacos ou medicamentos. Já na área da Medicina, a síntese aparece na expressão “síntese cirúrgica” que se conceitua como uma etapa de um processo cirúrgico em que há a ação de costurar o tecido ressecado ou seccionado para que a cicatrização seja acelerada.
Na área da Química, síntese é a formação de compostos químicos a partir de compostos ais simples ou dos seus elementos.
Já no âmbito da Matemática, síntese é um método de demonstração para as operações lógicas, onde procura-se partir dos princípios para as consequências, isto é, das causas para os efeitos, da porção para o todo.
Dentro da área filosófica, foi criado o termo “dialética” – um sistema em que se tem a ideia de movimento a ponto de se contrapor e, em um certo momento, voltar de maneira mais elaborada ao ponto inicial. Para Hegel, a dialética – e a história humana – possuem similaridades, sendo que existem três fases: a tese, a antítese e a síntese:
A síntese de texto é um método de composição que se caracteriza como um resumo do texto original, reproduzindo em poucas palavras o que o autor expressou de maneira ampla.
Ou seja, a síntese de texto é uma maneira de considerar somente os pontos principais do texto, as ideias essenciais e deixando qualquer parte secundária de lado.
Na área da Bioquímica, a palavra síntese descreve a formação de proteínas, ação que ocorre dentro das células por meio da ação e junção dos aminoácidos.
De um modo geral, a síntese dentro do âmbito da Bioquímica expressa a formação também de vitaminas ou hormônios, por exemplo, por meio de células ou de organismos vivos.
A síntese proteica, nesse caso, é o mecanismo de produção de proteínas que ocorre em duas fases, chamadas de transcrição e tradução.
O significado de Síntese está na categoria Significados