Sinopse é um substantivo feminino. O termo vem do Grego synopsis – junção de syn-, que quer dizer “junto” e horan, que significa “vista”.
O significado de Sinopse é descrito como um resumo, um relato breve ou síntese de uma obra literária, científica, entre outras categorias, tais como livros, espetáculos ou até mesmo filmes.
Por exemplo: “A professora solicitou que os alunos lessem a sinopse do livro que estava programado na grade curricular.”
No caso dos filmes (contexto cinematográfico), a sinopse se torna um resumo do argumento do filme, ou seja, há a leitura das características consideradas essenciais do enredo – não apresentado referências técnicas.
A sinopse, muitas vezes, é denominada de sumário, afinal ambos são versões curtas de um texto, uma visão de conjunto – não sendo, necessariamente, um resumo.
A sinopse também é vista como uma breve explicação presente no início de artigos acadêmicos e científicos com o objetivo de situar aquele que está lendo sobre o que será exposto ao longo do texto.
Ainda, a síntese pode ser considerada generalista quando aborda uma determinada ciência, objeto de estudo ou de pesquisa.
De todo modo, a sinopse tem a função simples de permitir que o leitor tenha conhecimento sobre o que será abordado no texto original, principalmente seus pontos principais. Entende-se que a sinopse, portanto, é um item fundamental para atrair e reter as pessoas para que se interessem (ou não) pela obra.
É importante diferenciar a sinopse do resumo. O resumo é conceituado como a exposição abreviada de acontecimentos sucessivos, dos aspectos gerais de algo. Não é uma opinião sobre o texto – é objetivo e breve. Já a sinopse tem como única diferença o local em que é publicado e quem a redige: nesse caso, ela é uma visão de conjunto do autor ou pelo redator (se é uma publicação em outros locais).
Normalmente, há os seguintes itens presentes na sinopse:
É, então, possível ver que sinopse e resenha são diferentes também. A resenha contém a interpretação e a opinião da pessoa que a escreveu, enquanto a sinopse não.
Na Bíblia, a palavra sinopse também aparece. Nessa situação, ela é descrita como a classificação paralela dos textos similares que existem nos três primeiros evangelhos – os de Mateus, Marcos e Lucas). Essa classificação utiliza o evangelho de Marcos como base, pois é o mais antigo. Esses três primeiros evangelhos são denominados de sinópticos – pois explicam os trabalhos de Jesus Cristo na Terra.
O significado de Sinopse está na categoria Significados