Sinestesia é um termo de origem grega que significa o mesmo que “união”/ “junção” e “sensação”. Essa “junção de sensações” está relacionada ao plano sensorial e trata-se da união de alguns deles ao mesmo tempo ocasionada por um estímulo em comum.
A sinestesia é caracterizada pela possibilidade de uma sensação se combinar com outra causando uma só impressão. Portanto, seriam duas sensações de natureza diferente capazes de agir de modo particular em cada pessoa.
Esse fenômeno neurológico ocorre quando não é uma doença e sim uma experiência sensorial que pode envolver tais sensações: visuais, auditivas, olfativas, gustativas, tactivas e espaciais. A sinestesia é, portanto, um processo cerebral que ocorre de forma completamente involuntária.
Por ser caracterizada de maneiras diferentes, a depender de cada pessoa, a sinestesia é associada a fatores hereditários e é tida como uma qualidade preponderante em pessoas que possuem maior capacidade de memorizar eventos, acontecimentos, informações, etc.
As pessoas que desenvolvem a capacidade de praticar a sinestesia, os sinestetas, são capazes de estimular involuntariamente os sentidos de modo a misturá-los obtendo resultados similares a:
É importante dizer que a sinestesia em nada se parece com os efeitos causados por drogas alucinógenas, pois essas utilizam da vontade voluntária do indivíduo, enquanto a sinestesia não.
O sinesteta pode desfrutar de sensações que envolvem: emoções que possuem cheiro, cheiros que são barulhentos, sons que são coloridos, nomes que remetem a sentimentos ou sensações, números e letras que possuem cores determinadas.
A sinestesia é definida também como uma figura de linguagem ou figura de estilo que quando enquadrada em subdivisões pode também ser conhecida como figura de palavra ou figura de pensamento.
A área do conhecimento que estuda a sinestesia é a semântica, pois a figura de linguagem sinestesia está diretamente relacionada ao sentido e interpretação das palavras, assim como de frases e enunciados.
Quando se produz um enunciado ou uma frase em que o sentido está diretamente relacionado à junção de sensações diferentes é dito que nele há a presença de uma sinestesia.
A sinestesia é reconhecida como muito similar à metáfora que também é uma figura de linguagem. Como exemplo da figura de linguagem sinestesia é possível citar:
A sinestesia também esteve relacionada à literatura de forma marcante durante a predominância do estilo literário ou movimento literário denominado simbolismo.
A palavra cinestesia escrita com a letra C se refere à PNL (programação neuro-linguística), e descreve a possibilidade de aprendizagem através das sensações.
O significado de Sinestesia está na categoria Significados