Sinergia possui o mesmo significado da língua onde surgiu, o termo grego “synergia”: cooperação. Dicionários definem sinergia como um esforço simultâneo de diversos músculos e órgãos para um mesmo objetivo.
Comumente, quando nos referimos a sinergia, estamos nos remetendo a um trabalho ou esforço que demanda uma determinada tarefa mais complexa para atingir o seu êxito, um demonstrativo de que o todo é maior que junção de todas as partes. Mais especificamente, podemos definir sinergia como a soma de coisas ou forças voltadas para um mesmo fim.
Coesão, união e entendimento são sinônimos de sinergia, dependendo do sentido em que a palavra é aplicada.
Entre duas pessoas, quando agem da mesma maneira para alcançarem um objetivo comum existe a sinergia. Também podemos dizer que sinergia é o que existe entre casais que fazem todo o possível e necessário para um relacionamento correto e proveitoso, além de também definir a amizade que existe em as pessoas.
A Matemática estabelece que sinergia é a convergência de partes de um todo para chegar a um mesmo resultado (na teoria de sistemas). Também a Medicina estabelece que sinergia é a soma de dois medicamentos para a cura de uma determinada doença.
Podemos também conceituar sinergia como harmonia, quando falamos de pessoas que, em vez de discutirem sobre algo que debatem, encontrem uma terceira via, uma opção de consenso, de harmonia, sinérgica.
Um conceito tão amplo quanto a sinergia não poderia ficar ausente na gestão das empresas, principalmente na área de recursos humanos. Para que tudo possa funcionar conforme as necessidades dentro de qualquer âmbito empresarial, é necessário que haja sinergia entre as áreas, entre os departamentos.
O sucesso empresarial depende da sinergia para o desenvolvimento das suas atividades e, como a principal matéria prima das empresas é a mão de obra, provinda de seus funcionários, sem sinergia, definitivamente ela não terá resultados positivos.
O significado de Sinergia está na categoria Significados