Síndrome de Burnout é um transtorno que se manifesta por conta do estresse crônico e tensão emocional que tem como causa o as condições de trabalho.
Esse distúrbio psíquico, caracterizado pelo estresse físico e mental da pessoa, foi descrito pelo médico e psicólogo americano Freudenberger no ano de 1974, o que aconteceu quando fez o próprio diagnóstico da doença.
O desenvolvimento desse transtorno se deve ao estresse em excesso, o que é muito comum de acontecer no trabalho. Como resultado desse esgotamento, o indivíduo passa por um desgaste, principalmente quando a sua profissão exige um intenso envolvimento pessoal.
O significado da Síndrome de Burnout pode ser entendido como o auge do estresse profissional, sendo por isso muitas vezes decorrente de uma dedicação exagerada e exaustiva à profissão. Esse é o caso também das pessoas que são viciadas em trabalho. Por conta disso, o indivíduo acaba não relaxando o suficiente, resultando na síndrome.
Entre as características da Síndrome de Burnout que mais se destacam estão a contínua sensação de cansaço, mesmo quando a pessoa passa por períodos de repouso. Outros fatores que demonstram essa síndrome são a agressividade, distanciamento das pessoas do seu convívio afetivo e indiferença do indivíduo em relação a situações que antes lhe eram prazerosas.
As pessoas que correm um risco maior de desenvolver a Síndrome de Burnout são os profissionais que trabalham na área de educação, bombeiros, agentes penitenciários, policiais e pessoas que atuam em dupla jornada, mas pode acontecer entre outras profissões.
Burnout (significado da palavra que tem origem no idioma inglês) quer dizer literalmente “queimar por completo”. Por essa razão, esse termo é usado de forma a indicar a pessoa que sofre com a síndrome, referindo-se ao esgotamento emocional.
Os sinais que indicam que a pessoa está sendo afetada pela Síndrome de Burnout são, acima de tudo, a mudança no comportamento, que adquire um caráter depressivo.
A pessoa afetada deixa de realizar atividades sociais, evitando estar em contato com outras pessoas e reclama constantemente de sentir-se cansada, seja física ou mentalmente.
Além disso, ela apresenta mudanças de humor repentinas, irritabilidade e dificuldade de se lembrar das coisas ou de manter a concentração nas tarefas do cotidiano. Outras características são a negatividade, insatisfação constante, falta de estímulo para realizar atividades e o fato de colocar a vontade das outras pessoas sempre acima das dela.
Apesar de os sintomas estarem mais relacionados a aspectos psicológicos, também pode resultar em sintomas físicos, como dor de cabeça, dificuldade para dormir, tontura e palpitações.
O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente e, em alguns casos, com testes psicológicos. O tratamento para a síndrome de Burnout é feito com base em terapia e uso de medicamentos antidepressivos. Para melhorar os sintomas da Síndrome de Burnout, tratamento incluindo atividades físicas também são usados como um complemento.
Apesar de poder ser desencadeada no exercício de qualquer profissão, a Síndrome de Burnout em professores é algo muito comum na atualidade. Isso acontece devido ao estresse causado pela atividade que exige contato muito próximo com os alunos e envolvimento emocional, o que pode levar ao acúmulo de estresse.
Por conta disso, dependendo do tempo em que o profissional se mantém nesse estado, é possível que ele venha a apresentar graves consequências físicas e psicológicas. Para evitar que isso continue ou se agrave, a ajuda de um profissional especializado permite o desenvolvimento de mecanismo que possibilitam ajustar o equilíbrio que foi perdido.
O significado de Síndrome de Burnout está na categoria Significados