Símbolos da Páscoa fazem parte das comemorações da Semana Santa. E cada um traz uma simbologia própria para representar essa data tão importante no calendário cristão: a páscoa!
Páscoa é uma palavra oriunda do hebraico “pessach”, que significa passagem. A páscoa começou a ser celebrada há mais de dois mil anos. É uma comemoração à libertação dos judeus que viviam em escravidão imposta pelos faraós do Egito. Essa passagem se dá pela travessia do mar vermelho rumo a Terra Prometida.
Até hoje as famílias judaicas comemoram o “Seder” Pascal. Essa é uma comemoração onde os membros da família se reúnem para fazer uma representação simbólica da saída dos judeus do Egito.
Já para os cristãos, a Páscoa representa a passagem da morte para vida de Jesus Cristo, ou seja, a ressurreição de cristo. Representa renovação, esperança e libertação. Cristo nos libertou da escravidão do pecado através de seu sangue derramado na cruz.
A Páscoa é comemorada durante a Semana Santa, que ocorre entre os dias 22 de março e 25 de abril. A Semana Santa, também conhecida como semana da paixão, começa no Domingo de Ramos e vai até o Domingo de Páscoa. Os rituais que antecedem essa semana começam 40 dias antes, esse período é chamado pelos cristãos de Quaresma.
É durante a Quaresma que muitos cristãos fazem o jejum como penitência para relembrar todo o sofrimento pelo qual Jesus passou.
No Domingo de Ramos, quando Jesus chega a Jerusalém, dá-se o início da Semana Santa. Na Sexta Feira da paixão é a celebração da morte de cristo e no Sábado de Aleluia, a meia noite, há uma missa para celebrar a passagem para o Domingo de Páscoa, quando então é comemorada a ressurreição de Cristo.
Muitas das civilizações europeias antigas, também celebravam no mês de março a entrada da primavera. Elas festejavam a passagem do inverno e a chegada de uma nova estação, que representava a chegada de um novo tempo, renovação e sobrevivência.
Muitos símbolos da Páscoa trazem um significado muito bonito e são muito importantes para todos os cristãos.
Principais símbolos da Páscoa são:
A semana Santa é uma das semanas mais importantes para os cristãos, pois é comemorado os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Cristo.
No Domingo De Ramos é celebrada a chegada de Jesus em Jerusalém. Logo após esse episódio, Jesus é Crucificado. Segundo relatos da Bíblia, quando Jesus estava entrando na cidade, muitas pessoas para homenageá-lo, estenderam mantos pelo chão e utilizaram de ramos de palmeiras para aclamá-lo.
Dessa forma, ainda hoje, muitos fiéis carregam ou usam ramos para decorar as igrejas, isso, para relembrar o episódio de Jerusalém e mostrar sua devoção a Jesus Cristo.
Dentre vários símbolos da Páscoa, o Círio Pascal é um dos mais importantes. Ele representa a Luz de Cristo. O Círio Pascal é uma grande vela, feita com cera de abelha. Ela é acesa no Sábado de Aleluia e Decorada com a cruz, representando a redenção e a ressurreição de Cristo.
Ela também é adornada com as letras gregas Alfa e Ômega, primeira e última letra do alfabeto, isso para mostrar que Jesus Cristo é o princípio e também o fim de tudo que existe.
Durante a Vigília, no Círio Pascal, também são inseridos os cinco pontos das chagas de Cristo na cruz. E é gravado o ano corrente para indicar que cristo ainda vive.
O Círio será aceso durante as celebrações e quando estas terminarem ele será guardado ao lado da Pia Batismal, onde estará sempre aceso durante os Batismos e Carismas.
A chama do Círio Pascal representa o fogo que conduz o povo de Israel através do deserto. Os Cinco pontos das chagas são representados pelos incensos cravados durante a celebração, desta forma, representando as chagas de Cristo.
Antes de ser aceso o Círio representa o Cristo morto e depois de aceso a sua ressurreição.
O peixe possui uma simbologia muito forte na tradição da Páscoa. Ele está associado às aparições de Jesus e principalmente aos apóstolos que eram pescadores. Um símbolo muito importante relacionado à ressurreição de Cristo.
Os primeiros cristãos também tinham o hábito de trocarem alimentos, dentre eles os peixes. A palavra peixe em grego faz menção as iniciais para confissão de fé, IXTYZ, Jesus Christus Teós Yiós Soter (Jesus Cristo Filho de Deus Salvador).
Na Semana Santa, também há o hábito de substituir a carne pelo peixe na Sexta Feira Santa. Essa abstenção de carne, durante este período, foi instituída pelo Papa Pio XII em 1951. Esse ritual é feito após o jejum de 40 dias sem comer carne.
Enfim, para os cristãos nós devemos ser como os peixes e vivermos sempre mergulhados na Graça de Jesus Cristo, na fé e na Vida Divina representada pela água do Batismo.
O significado de Símbolos da Páscoa está na categoria Significados