Sífilis é uma doença infecciosa e contagiosa, transmitida sexualmente ou através de sangue contaminado, ocasionada pela bactéria Treponema pallidum. A doença apresenta estágios diferentes (sífilis primária, secundária e terciária) segundo os quais os significados dos sintomas variam.
Antes do advento dos antibióticos, a sífilis era uma questão insolúvel para a medicina, que ainda trazia ao portador um estigma social, por ser uma enfermidade de transmissão sexual.
Sífilis: sintomas
· Ferida, normalmente única, no lugar de ingresso da bactéria (vagina, vulva, pênis, ânus, colo do útero, boca e outras áreas do corpo), que surge entre 10 a 90 dias depois da contaminação.
· Ferida indolor, que não apresenta coceira, ardência nem pus, mas pode estar acompanhada por ínguas na virilha. Por seus significados, os sintomas da sífilis primária muitas vezes passam despercebidos, retardando à consulta médica.
· Manchas no corpo, sobretudo nas palmas das mãos e nas solas dos pés. Estas manchas não causam coceira, mas podem vir acompanhadas de ínguas pelo corpo. Estes significados de sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses após o surgimento da ferida inicial e sua cicatrização espontânea.
· Essa manifestação da doença não apresenta sinais ou sintomas.
· É classificada como sífilis latente recente (com menos de um ano de contágio) e tardia (com mais de um ano de contágio). A duração varia, já que pode ser intermitente pelo aparição de sinais e sintomas das formas secundária ou terciária da doença e seus significados.
· Lesões na pele, nos ossos, no sistema cardiovascular e neurológico, que podem levar à morte. Estes significados da doença podem aparecer de dois a 40 anos após o começo da infecção.
A medicina contemporânea já oferece cura para a doença. De forma geral, o tratamento é realizado com uso de antibióticos, especialmente a penicilina, mas varia de acordo com o estágio da enfermidade.
A sífilis não é transmitida somente através do ato sexual. Sífilis congênita é uma consequência da sífilis na gravidez, que ocorre quando a bactéria que a origina passa da mãe para o bebê através da placenta.
A medicina oferece cura para a sífilis congênita, mas o tratamento do bebê deve começar o mais rápido possível após o parto, para evitar sequelas de significados como surdez ou cegueira.
O significado de Sífilis está na categoria Significados