Sic é um advérbio latino, cuja tradução literal é o mesmo que assim, desse modo, dessa maneira, exatamente assim, dessa forma e assim mesmo. O termo é usualmente empregado nos mais variados textos, geralmente escrito entre parênteses logo após a inclusão de uma palavra ou frase que pertença a outro autor e que a mesma possua algum erro em sua grafia ou que apresente algum tipo de estranheza, embora tenha sido escrita da forma como o autor decidiu escrever.
Desta forma, o leitor compreende que o texto original apresenta exatamente algum tipo de erro ou certa estranheza, e que por isso mesmo ele foi transcrito com o acompanhamento do termo (sic). Por ora, pode ocorrer que este mesmo erro continue a se repetir em várias ocasiões dentro de um determinado texto. Quando isso acontece é comum utilizar o (sic passim) que é o mesmo que dizer “está assim por toda parte”.
No meio acadêmico é comum o emprego do verbo “sicar” que foi criado como uma forma de se utilizar ou não o termo “sic” para um determinado texto. Como exemplo tem-se a frase “Estou em dúvida se devo ou não sicar este autor para a minha dissertação”.
Além disto, até o ano de 1963 era comum proferir por três vezes a seguinte frase latina “Sancter Pater, sic transit gloria mundi” (ou “Santo padre, assim passa a glória do mundo”) na posse do novo Papa, e que era proferida em voz alta por um mestre de cerimônias, o qual se colocava de joelhos diante do novo pontífice, ao passo que queimava uma mecha de estopa.
Até aquela ocasião, o novo Papa deveria partir da Basílica de São Pedro em procissão e realizar três paradas para que a frase latina lhe pudesse ser dirigida com o intuito de lembra-lo do caráter transitório da vida e das honras terrenas concedidas.
Por outro lado, o emprego da expressão latina “sic transit gloria mundi” ou literalmente “Assim passa a glória do mundo” pode ter ganhado uma adaptação da frase encontrada no livro “Imitação de Cristo” que foi escrita no século XV pelo monge agostiniano alemão Tomás de Kempis (1379 ou 1380 - 1471) da seguinte forma: “O quam cito transit gloria mundi” (que é traduzido como “o quão se passa rapidamente a glória do mundo”).
O significado de SIC está na categoria Significados