Significado de Shiva


O que é Shiva



Shiva é o nome de um deus Hindu. O Hinduísmo é a tradicional religião da Índia, uma religião que possui milhões de deuses. Entre tantos, três são considerados os principais, Brahma, Vishnu e Shiva, respectivamente o deus da criação, o deus da conservação e o deus da destruição.

Os três deuses da trindade Hindu, conhecida como trimúrti, tem uma certa semelhança com a trindade do Cristianismo no ocidente, composta por Pai, Filho e Espirito Santo. Assim como possui alguma relação com a trindade presente em outras religiões, como nas tradições egípcias, por exemplo, onde vemos Osíris, Isis e Hórus.

Shiva destrói para que algo novo possa ser criado em seu lugar e nesse sentido Shiva também é conhecido como um deus renovador, um deus transformador. Essas características fazem com que o deus seja identificado com a prática do ioga, por ser essa uma atividade que pretende proporcionar uma transformação na visão de mundo do seu praticante, pretende destruir uma velha concepção para que se crie uma nova. Algumas vezes Shiva é considerado como o próprio criador do ioga.

Atribui-se a Shiva o poder de controlar e dominar os elementos da natureza, estabelecendo uma coordenação entre os seres da Terra e os seres sutis de outros planos de existência. Assim, Shiva é também um deus do mistério, dirigindo os iniciados do mais alto grau, dominando as forças desconhecidas do cosmos.

Como o deus do tempo Shiva é o responsável pela morte que traz a mudança e a vida que nasce e se regenera. Ele destrói para que tudo possa voltar a ser criado, faz tudo renascer regulando as estações do ano e as transformações que esta acarreta na vida e na natureza.

As Representações e os Símbolos de Shiva

Shiva como o deus do tempo aparece muitas vezes representado tocando um tambor, em que marca o ritmo do tempo. Uma ampulheta em uma de suas quatro mãos também faz referência ao controle que Shiva tem sobre o tempo.

Muitas vezes é representado dançando em torno de um círculo de fogo, sua dança mais uma vez faz uma referência ao ritmo do tempo enquanto o círculo representa o movimento do universo onde tudo é cíclico cercado pelo fogo capaz de destruir e de transformar.

Muitas vezes Shiva é também representado como um homem sentado meditando na posição de lótus onde vemos seus quatro braços, dois em repouso sobre as pernas enquanto que em sua segunda mão direita ele segura um tridente ou trishula sua arma para a destruição da ignorância, na sua segunda mão esquerda aparece a ampulheta representando seu poder sobre o tempo.

Algumas representações trarão ainda uma serpente enrolada no corpo de Shiva, numa referência ao seu poder imortal e a energia vital que nas tradições indianas tem o nome de Kundalini. Veremos nas imagens de Shiva também um coque sobre a cabeça, uma alusão ao sagrado rio Ganges e ao chakra sahashara, e na testa o terceiro olho, o chakra ajna, símbolo do entendimento e da sabedoria, chamado como olho de Shiva.

O significado de Shiva está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Shiva |