Shippar é um neologismo.
O significado de Shippar é o ato de torcer pelo relacionamento de um casal.
Esta palavra vem do inglês relationship, que significa “relacionamento” traduzindo-se para o português. O termo foi criado para torcer para que determinados personagens (especialmente os de ficção) firmem uma relação.
Na realidade, embora a palavra pareça recente para muitos, a prática de “shippar” já apareceu na década de 1970 com o seriado Star Trek, onde havia a torcida pelo relacionamento entre Kirk e Spock entre os fãs, apelidando-os de “K/S”. Entretanto, a popularidade maior veio com a série Arquivo X onde to ship (“shippar”) surgiu nos Estados Unidos – os fãs torciam para que os dois protagonistas, Fox Mulder e Dana Scully ficassem juntos.
Geralmente, a ação de shippar é mais comum entre personagens de seriados, filmes, desenhos animados, mangás, histórias em quadrinhos, etc. É claro que isso não quer dizer que fãs de pessoas reais não possam torcer por um possível relacionamento.
A palavra shippar também ganhou muita popularidade através das fanfics – que são histórias alternativas elaboradas por fãs – que uniam os personagens que na trama original não ficam juntos (não foram um casal amoroso).
Com o passar do tempo, foram-se desenvolvendo classificações:
Dentro do ato do shippar, ainda é tradição criar um novo nome com a junção dos próprios nomes dos personagens. É uma forma de representar o casal.
Por exemplo:
“Delena” foi o nome utilizado para a junção dos nomes Elena e Damon, personagens da série The Vampire Diaries (“Diários de Um Vampiro”, no Brasil).
“SasuSaku” como forma de unir os nomes de Sasuke e Sakura do anime Naruto.
Essa ação de unir os nomes dos personagens com a intenção de criar um novo é chamada de “shippar nomes” e auxilia os fãs a encontrarem outras pessoas que torcem pelo mesmo casal.
Quem pratica o ato de shippar é conhecido como “shipper”.
As pessoas que fazem parte do ship (do casal) são conhecidos como “shippados”.
O significado de Shippar está na categoria Significados