Significado de Sexismo


O que é Sexismo



Sexismo é um substantivo masculino. O termo vem da junção de sexo + -ismo, onde sexo tem origem no Latim sexus, que quer dizer “gênero, estado de ser macho ou fêmea”, enquanto que –ismo é um sufixo de origem grega que tem a função de formar substantivos a partir de certos verbos.

O significado de Sexismo define o conjunto de atos de discriminação e objetificação sexual, isto é, são ações ou ideias que discriminam ou privilegiam uma pessoa conforme o seu sexo, gênero ou mesmo orientação sexual.

Nesses casos, o sexismo é, no uso de palavras ou atitudes, uma forma de pré-determinar que um gênero é melhor do que o outro, baseando-se apenas no senso comum.

Um dos maiores exemplos de sexismo está na frase “lugar de mulher é na cozinha”, pois tem como preceito sexual de que as mulheres têm maiores habilidades nos afazeres domésticos do que em outras funções, como, por exemplo, em dirigir (atividade que até pouco tempo atrás era vista como essencialmente masculina).

Outro exemplo clássico é das cores rosa e azul, onde supostamente se estipula de que a cor rosa está associada com o gênero feminino, enquanto que a azul ao gênero masculino.

Nos anos 1950, o sexismo foi sendo combatido graças às lutas pela emancipação feminina, o que favoreceu o aumento do bom senso e do questionamento por parte da sociedade. Desde a infância, o incentivo era que os homens participassem da vida pública, enquanto que as mulheres eram aquelas que cuidavam do lar e dos filhos.

Em geral, o sexismo é bastante associado com a posição do machismo sobre as mulheres, mas é claro que o termo pode envolver o tratamento preconceituoso que a sociedade tem para com os homens, com os homossexuais, com os transexuais, com aqueles que não se identificam com qualquer gênero, entre outras maneiras de representações de identidade sexual existentes hoje.

Inclusive, atitudes sexistas podem partir das próprias mulheres ou de outros grupos sexuais que geralmente são hostilizados.

Veja também os significados de Misoginia, Discriminação e Femismo.

O que é ser sexista?

Ser sexista é agir através de atitudes que privilegiam determinado gênero ou orientação sexual em detrimento de outros. Um sexista tende a excluir ou rebaixar outros gêneros ou orientações sexuais simplesmente porque crê que o seu próprio gênero (ou orientação sexual) é superior e o mais certo.

O que acontece é que um sexista acaba legitimando a violência contra todos aqueles que, em certas circunstâncias, são vistos como “diferentes”.

Um exemplo é sobre o machismo – um homem pode desprezar, desqualificar e violentar as mulheres pelo simples fato de as ver com menor prestígio social.

Outro exemplo é na própria homofobia – aquele mesmo homem pode discriminar outro homem justamente por ter um aspecto mais feminino e demonstrar essas características por conta de sua preferência sexual de parceiros.

Infelizmente, a sociedade como um todo é sexista, principalmente se há o estabelecimento de comportamentos padrões para homens e mulheres. Isso já é uma atitude dentro do sexismo.

Além disso, nas mídias – como em propagandas de cervejas – o uso de mulheres e o destaque para os seus atributos físicos são usados para auxiliar nas vendas. Para a maioria das pessoas, isso é algo normal, entretanto é uma atitude sexista, afinal não é possível imaginar um homem fazendo exatamente o mesmo, pois causa estranheza.

Quando uma situação é problematizada por causa dessa inversão de gêneros, se vê claramente que há sexismo.

Sexismo Sinônimos

Os sinônimos de Sexismo dependem do tipo de gênero que se torna alvo das discriminações:

  • Homofobia,
  • Machismo,
  • Misandria,
  • Misoginia,
  • Transfobia.

Veja também o significado de Homofobia.

O significado de Sexismo está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Sexismo |