Significado de Serasa


O que é Serasa



Serasa é um substantivo feminino.

O significado de Serasa se refere a uma empresa privada do Brasil que tem a responsabilidade de reunir informações, fazer análises e pesquisar em relação a pessoas físicas e jurídicas que possuem dívidas financeiras, servindo de apoio para decisões de crédito e negócios.

Fundada em 1968, a Serasa Experian tem sede na capital de São Paulo. Sua criação se deu através de bancos e instituições financeiras, pois a ideia era centralizar informações sobre as pessoas devedoras do país – o que faz com que bancos e estabelecimentos em geral (que vendem a crédito) tenham maior cuidado quanto à idoneidade dos clientes.

A Serasa tem sua atuação a partir de acordos feitos com empresas detentoras de informações em todos os continentes – tanto é que é detentora da maior base de dados da América Latina, oferecendo relatórios bastante precisos do mercado.

O Grupo Experian, no qual a Serasa faz parte, tem presença em 39 países. Um de seus laboratórios de inovação está situado no Brasil.

A Serasa está prevista, em seu modo de atuação, no Código de Defesa do Consumidor.

Qual a função da Serasa?

Atualmente, a principal função da Serasa é fazer o gerenciamento de seu enorme banco de dados auxiliando consumidores, empreendedores e empresas. Por meio de informações, parcerias e tecnologia, a Serasa dispõe os nomes de pessoas e empresas que contam com alguma inadimplência financeira.

Nessa situação, a Serasa coleta os dados e mantém os mesmos com os registros sobre dívidas não quitadas e outros tipos de débitos não pagos, até mesmo cheques sem fundos. No entanto, a Serasa não tem a tarefa de negativar o nome do consumidor; ela somente atua como um banco de dados propriamente dito.

Além disso, a Serasa traz soluções que reduzem os riscos de crédito e evitam fraudes, garantindo que uma empresa (banco ou loja, por exemplo) consiga vender a prazo com segurança. Sua responsabilidade também recai sobre a identificação de parceiros e análise de fornecedores, bem como na renegociação ou recuperação de dívidas.

Para ter aceso ao banco de dados da Serasa, a loja ou banco precisa pagar um valor mensal. A mesma verifica a existência de dívidas por parte daquele determinado cliente. Caso existam, o consumidor, muito provavelmente, não conseguirá ser aprovado em um novo crédito.

Quando o nome estiver excluído da lista da Serasa, ou seja, quando o cliente resolver pagar a dívida ainda pendente, ele poderá obter nova aprovação de crédito.

A Serasa tem um índice chamado de score que permite um acompanhamento do perfil do consumidor, observando a forma como ele se comporta financeiramente.

Tal índice possui uma medida de 0 a 1000 – essa medida corresponde à probabilidade de o consumidor pagar suas contas em dia. Para fazer o cálculo, leva-se em conta o histórico de pagamentos e não pagamentos.

O acesso pode ser feito por bancos e estabelecimentos, assim como pelos próprios consumidores.

Outras funções da Serasa

Embora sua atuação principal seja apresentar um enorme banco de dados com informações consistentes, corretas e sempre atualizadas, a Serasa também possui outras funções interessantes.

Chamadas de soluções, a Serasa oferece um certificado digital que pode ser usado por empresas e consumidores para que a emissão de notas fiscais seja feita por meio eletrônico, dando garantia de veracidade à assinatura e diminuindo burocracias.

Ainda, a Serasa conta com o serviço Antifraude, que funciona aos consumidores uma forma de acompanhamento do Cadastro de Pessoa Física (CPF), avisando o consumidor sobre novas dívidas, possibilidade de negativação e empresas abertas no nome do mesmo.

Já o cadastro positivo é um banco de dados da Serasa que se define como um “currículo financeiro” do consumidor, ou seja, é um registro da vida financeira da pessoa com o cadastro de informações mensais de compras e pagamentos.

Com esse cadastro positivo, o consumidor – quando paga suas contas em dia – gera um histórico de bom pagador. O cadastro com as informações positivos poderão servir de acesso para que uma determinada empresa (banco, financeira, prestadora de serviço, etc.) defina condições comerciais e preços mais justos ao perfil e necessidades de cada consumidor.

Outro serviço da Serasa é o Limpa Nome e basicamente faz com que uma pessoa consulte suas pendências financeiras e a auxilie na quitação das dívidas. Por ser online, este serviço é um meio de comunicação entre o estabelecimento e o consumidor – assim uma negociação para quitar o pagamento em aberto pode acontecer com mais tranquilidade.

Não somente isso, o Serasa Ensina é o canal em que a instituição possui informações em texto sobre como ter uma vida financeira saudável.

SPC e Serasa

Como a Serasa, existe o SPC (o Serviço Nacional de Proteção ao Crédito): uma empresa que faz o registro de informações pessoais com o intuito de fornecer as mesmas para os bancos e estabelecimentos para dar mais segurança a eles quando estão vendendo a prazo, bem como no momento de financiamento ou em empréstimos.

A Serasa está mais associada com dívidas bancárias, enquanto que o SPC armazena em seu banco de dados os devedores do comércio, ou seja, a empresa tem mais acesso a dados de consumidores que deve ao comércio.

O significado de Serasa está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Serasa |