Sequela é um substantivo feminino. O termo vem da palavra em Latim sequela, que significa “o que segue, consequência, resultado”, que vem de sequi, que significa “seguir”.
O significado de Sequela é, conforme sua origem latina, sequência, continuação.
Sequela pode designar também o resultado, a consequência, isto é, o efeito de uma causa.
Já na área da Medicina, sequela é o termo utilizado para indicar uma lesão anatômica ou funcional que perdura no indivíduo após a doença ou mesmo um acidente traumático ter sua evolução completa.
Nesse sentido, a sequela é uma consequência que ocasiona diversas dificuldades à pessoa.
Um exemplo é o Acidente Vascular Cerebral – o AVC. Em casos que o paciente tem a irrigação sanguínea retomada rapidamente, as sequelas serão mínimas. No entanto, ao se demorar, uma boa parte dos neurônios cerebrais serão perdidos.
A pessoa pode ficar com sequelas ligeiras ou graves, tais como dificuldades em andar (sendo necessário o uso de cadeiras de rodas) ou dificuldades em falar, engolir ou mesmo apresentar perda de memória. As sequelas de um AVC variam conforme a área do cérebro que foi atingida e especialmente de sua extensão.
Para casos de AVC, as sequelas – se forem temporárias ou não – podem ser reduzidas e facilitar a vida dessas pessoas. Fisioterapia é um bom exemplo de atividade para diminuir estas limitações.
A meningite também é outro exemplo de doença que pode causar sequelas. Normalmente, essas atingem a capacidade física e também a intelectual (psicológica) da pessoa, tais como: falta de equilíbrio, problemas de visão, perdas de memória.
Já na área do Direito, o termo é utilizado para abordar o direito/poder de acompanhar alguma coisa dada como garantia real e descontá-la de quem quer seja o detentor ou onde se encontre. Para entender mais facilmente é só entender o processo da hipoteca.
O significado de Sequela está na categoria Significados