Seppuku é o nome dado a um ritual japonês de suicídio muito tradicional, que foi muito praticado pelos samurais japoneses.
Seppuku está inserido dentro do Código de Honra dos Samurais japoneses muito conhecido, chamado de Bushido.
O Seppuku consistia na única maneira possível de o samurai conservar sua dignidade, caso tivesse sido capturado por inimigos, mas também servia como um sinal de máxima fidelidade ao seu mestre.
Na história dos samurais japoneses, é bastante conhecido que este tipo de guerreiro normalemente tinha apenas um único mestre, que seguia durante todo o tempo de sua vida.
Caso o mestre, por algum motivo qualquer, viesse a morrer, os guerreiros samurais, como verdadeiros fiéis ao seu mestre, deveriam realizar o seppuku.
Para o caso de aqueles que não realizassem o seppuku após a morte do seu mestre, ele passava a receber o nome de Ronin.
Ronin é a nomenclatura usada para distinguir um “guerreiro sem mestre”, que por sua vez pode ser entendido como um dos títulos mais desonrados para uma pessoa naquela época no Japão.
A tradução literal de Seppuku na língua japonesa para o português brasileiro é: “corte no ventre” ou também “corte estomacal”, isto é, o nome recebia e passava uma referência direta á forma de como esse tipo de ato suicida era executado, com um corte no ventre.
A origem deste tipo de prática é tratado como existente no Japão no meio do século XII, tida como uma forma de mostrar lealdade dos guerreiros daquela época aos seus senhores feudais.
Esta prática de suicídio para manter a honra continuou sendo utilizada até 1868 pelos guerreiros japoneses, pois prezavam muito pela honra e pela justiça e que, para seguirem seu mestre e obedecê-lo, fazem qualquer coisa.
A utilização dessa prática não é simplesmente a perfuração do corpo para que cause ferimento e o guerreiro morra. Existem algumas etapas e preparações muito determinadas para que se possa utilizar o seppuku.
O samurai deve fazer a purificação do próprio corpo e escrever um último poema antes de executar o ritual. Feito isso, poderá então executar o seppuku. Utilizando uma pequena espada, o samurai tinha que perfurar seu abdômen, uma espada chamada de wakizashi. Após a perfuração, deve ser feito o corte da esquerda para direita na barriga.
Quando este corte atingir o meio do corpo ou o centro da barriga, o guerreiro samurai faz um golpe muito brusco e forte para cima, finalizando a prática deste método de suicídio por honra.
Ao praticar este ato, os Samurais acreditavam que ao cortariam o centro das suas almas, onde existe um lugar em que acreditavam que se concentrava todas as emoções e onde ficava o espírito das pessoas.
Um problema que não é comumente falado sobre este ato é que esta prática que causa evisceração, na verdade era uma forma muito lenta e dolorosa que fazia com que o Samurai passasse horas e horas em agonia antes de realmente falecer.
Por isso, sempre existia outro personagem para ajudar nessa hora, era o kaishakunin, que pode ser entendido como “segundo” ou “o algoz”. Ele seria o responsável para dar fim ao sofrimento do samurai que praticava ou seppuku.
O kaishakunin se aproximava do samurai agonizando e executava um golpe de misericórdia, acabando com o sofrimento.
O que diferencia as duas práticas de suicídio por honra é apenas o contexto em que cada expressão da palavra é utilizada, pois o seppuku é uma maneira formal e muito honrosa de chamar este ato, já o harakiri é a maneira mais popular, usada pela maioria das pessoas.
O significado de Seppuku está na categoria Significados