Significado de Senso


O que é Senso



Senso é uma palavra de origem latina, sensu, e significa discernimento, ato de raciocinar, siso e atenção.

Como o primeiro significado é discernimento, compreende-se, por esta palavra, que o senso é a capacidade de apreciar e julgar os fatos apresentados e escolher ou defender aquele que é melhor, razoável e que faz mais sentido.

Por estas denominações surgiram outras variações para o termo como, por exemplo, bom senso que se refere à pessoa que não age de forma impulsiva ou precipitada, mas que observa e analisa para se posicionar de forma correta e prudente.

Senso de humor é o momento, a forma e o emprego de palavras ou gestos que façam as pessoas rirem diante de algumas ocasiões. Uma pessoa que emprega este tipo de senso é geralmente considerada alguém de bom humor.

Senso Comum é o conjunto de conhecimentos passados de geração a geração, compartilhados e aceitados pela maioria das pessoas que consideram normal ou certo de acordo com uma cultura. Senso Estético é a mesma capacidade mental que julga o que é belo e agradável daquilo que não é, ou seja, do que é feio. Senso crítico é a capacidade inerente do ser humano de observar e analisar os fatos baseados na razão. Senso moral refere-se à análise e julgamento dos costumes de acordo com uma moral ou ética empregada.

Contudo existem palavras que são variáveis de senso e possuem significados diferentes como censo e sensorial.

Censo é uma palavra empregada para designar dados estatísticos sobre o número e características de uma população, cidade, estado e país. Já sensorial possui uma conotação contrária ao senso, pois se refere ao campo emocional e percepção de sensações.

O significado de Senso está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Senso |