Sensato é uma palavra que tem origem no latim sensatus, expressão que pode ser traduzida como “dotado de um bom juízo”. Sensato designa aquilo que é feito, ou aquele que age, a partir do bom senso. Uma ação ou pessoa considerada prudente, equilibrada, justa, moderada, pode ser chamada sensata.
Usar o raciocínio lógico para resolver uma questão qualquer, de modo a não se deixar levar pelas emoções ou impulsos é um sinal de sensatez, de algo sensato. Porém, uma pessoa discreta, alguém que age de modo a não chamar a atenção pra si, pode também ser considerado um indivíduo sensato.
A sensatez é uma qualidade apreciada nas pessoas, uma virtude elogiável e rara em nossos dias onde a falta de prudência e de cautela tem se manifestado nas mais diversas circunstâncias e nos mais diversos níveis da sociedade. Os jovens em geral são menos sensatos do que os mais velhos, até porque é a experiência uma das maiores fontes de sensatez.
Quem age ponderadamente, é coerente em relação aos seus discursos e ações, tem uma postura ética, age com juízo, planeja, previne-se, reúne qualidades daquele que é sensato. Assim como é sensato aquele que se comporta com seriedade e comprometimento, com parcimônia e honradez, se expressa com clareza e lucidez.
Entre as palavras que podem ser consideradas sinônimos de sensato podemos citar: discreto, equilibrado, sério, ajuizado, arrazoado, conciliador, reflexivo, certeiro, moderado, sisudo, ordeiro, judicioso, discreto, maduro, metódico, pautado, morigerado, sabido, comedido, acautelado, acertado, calculista, mesurado, regrado, controlado, circunspeto, precatado, ajustado, cauteloso, ponderado e etc.
O sensato age de forma a não se prejudicar e a não prejudicar ninguém, de forma a não interferir, não atrapalhar, não incomodar, age de acordo com aquilo que parece mais correto a fazer, mais sincero, honesto. O sensato conhece qual deve ser a medida de seus atos.
O significado de Sensato está na categoria Significados