Seleção natural é um conceito que integra as famosas teorias evolutivas desenvolvidas pelo naturalistas britânico Charles Darwin no século XIX. Darwin, depois de uma longa viagem pela América do Sul, anos de pesquisas e experimentos, demonstrou em seu revolucionário livro A Origem das Espécies de 1859, que as diversas formas de vida existentes no planeta Terra tem uma origem comum, descendendo todas de um antigo e primitivo ancestral.
A teoria que traz o conceito da seleção natural recebeu o nome de teoria da evolução das espécies mas também pode ser identificada com o nome de Evolucionismo ou Darwinismo.
Para Darwin a seleção natural é um mecanismo que permite que os organismos mais adaptados sobrevivam e se reproduzam, enquanto que os menos aptos morrem e não deixam descendentes, garantindo assim maiores chances para a sobrevivência da espécie, pois somente os mais fortes transmitem os seus genes.
Desse modo as condição ambientais criam obstáculos ou benefícios para a reprodução dos organismos de acordo com as características destes. A natureza seleciona aqueles que tem melhores condições de sobrevivência garantindo a perpetuação de uma espécie ao mesmo tempo que garantindo a evolução das espécies.
A seleção natural é então o componente básico de todo o processo evolutivo. Pois é através dela que modificações genéticas vão se acumulando de geração em geração, tornando uma espécie cada vez mais adaptada ao ambiente onde vive. Essas modificações quando atingem um número suficientemente grande de gerações pode vir a promover a formação de uma nova espécie.
Charles Darwin nasceu em 1809 na Inglaterra, faleceu em 1882. Darwin provocou uma revolução cientifica com sua teoria da evolução chocando muitos setores da sociedade em sua época, com uma teoria que até hoje causa muita controvérsia e é combatida por algumas linhas religiosas.
Darwin concebeu sua teoria depois de uma viagem de 5 anos a bordo do HMS Beagle, o famoso brigue (um tipo de embarcação marítima), percorrendo todo a litoral da América do Sul passando inclusive pelo Brasil. Viagem que se iniciou no ano de 1831.
Nessa viagem ele ficou fascinado com a diversidade, as semelhanças e as diferenças entre as espécies. Especialmente quando visitou as ilhas Galápagos, arquipélago do Oceano Pacífico que pertence ao Equador. Lá ele notou que algumas espécies de animais tinham espécimes presentes em diferentes ilhas do arquipélago, no entanto em cada uma das ilhas essas espécies apresentavam pequenas distinções físicas, como diferentes tamanhos e formatos de bicos nos tentilhões, por exemplo. E essas diferenças intrigaram Darwin.
Depois de muitas pesquisas, leituras e experimentos Darwin concebeu a sua teoria. Preocupado com a repercussão que ela poderia ter, especialmente nos meios religiosos, o naturalista hesitou, guardando os seus escritos durantes anos, sem nenhuma publicação.
Foi só depois de mais de 20 anos de seu retorno com o HMS Beagle que Darwin decidiu publicar o seu livro A Origem das Espécies. E uma de suas principais motivações foi o fato de que outro cientista inglês Alfred Wallace estava desenvolvendo uma teoria muito semelhante e estava prestes a publicá-la.
Darwin publica então o livro e este se torna um sucesso, suscitando diversos debates nos meios acadêmicos e chocando os mais conservadores. Algumas das ideias mais controversas, e que até hoje tem gerado polêmica, são conclusões como as de que os seres humanos descendem de ancestrais com características semelhantes as dos macacos, ou ainda a ideia de humanos e macacos tem um ancestral comum. Ideias que contrariam a premissa religiosa de que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança e que dão também argumentos aqueles que defendem a ideia de que Deus não existe.
O significado de Seleção Natural está na categoria Significados