Diferença entre seção, sessão e cessão
A língua portuguesa por vezes nos prega peças e precisamos estar atentos para não incorrer em erros de utilização das palavras. Nossa atenção com o idioma é extremamente importante, pois uma palavra errada pode mudar totalmente o significado de um texto.
Um bom exemplo disso são as palavras “seção”, “sessão” e “cessão”, cuja pronúncia é a mesma, mas com significados totalmente distintos e precisam ser bem entendidas para não cair em erros grosseiros.
Dizer que vou a uma seção de cinema não significa que estou assistindo um filme e sim indo talvez à lanchonete – essa sim, é uma seção do cinema.
Essas são palavras parônimas, isto é, tem pronúncia idêntica e grafia semelhante, escrevem-se quase da mesma forma.
Significado de Sessão e Seção
Sessão trata de um intervalo de tempo, seja para um filme no cinema, um espetáculo de teatro, seja para uma reunião qualquer, e vem do latim “sessio”, cadeira, assento. Pegou o significado atual devido à praticidade de sentar-se para assistir ou deliberar.
Assim, quando estou me programando para uma ir ao cinema estou indo para uma sessão de cinema.
Seção também vem do latim – afinal nossa língua é filha do idioma falado na Roma Antiga – mas tem outro significado: “sectio”, ou seja, repartir, quebrar, dividir. Trata-se, atualmente, de uma repartição de uma empresa, de uma repartição pública, ou uma parte de uma publicação escrita. Para nós, brasileiros, também pode ser a seção eleitoral onde votamos.
Desta forma, quando vou a uma loja comprar roupas masculinas vou procurar a seção de roupas masculinas. Quando vou resolver algum problema numa repartição pública estarei indo a uma seção determinada. Quando vou votar sou obrigado a ir à minha seção eleitoral para exercer a cidadania.
Também podemos considerar secção como sinônimo de seção, embora seja mais utilizada neste sentido para separar, cortar, “seccionar”. O termo é aplicado em medicina quando se fala em cirurgia.
A terceira palavra desse grupo, cessão, tem significado totalmente diverso. Vem do latim “cedere”, ceder, doar, e se trata do ato de fazer a doação de um imóvel, por exemplo, ou de ceder direitos autorais.
Então, quando faço uma cessão estou doando a alguém alguma coisa. Pode ser um bem material ou mesmo abstrato. Por exemplo, posso fazer a cessão do meu lugar na filha para um idoso ou uma grávida, posso fazer a cessão dos direitos de um livro para uma entidade beneficente.
O significado de Seção, sessão e cessão está na categoria Significados