Seção, Sessão e Cessão são palavras que possuem sonoridade semelhante, mas os seus significados são diferentes.
Por seção compreende-se, como uma palavra homônima, o tipo ou sentido em que se realiza um corte, divisão, repartição ou departamento.
Já a palavra sessão é o mesmo que reunião ou intervalo de tempo, cuja duração depende exclusivamente do modelo de atividade realizado.
Por outro lado, é importante ressaltar que tanto o termo seção como sessão são considerados como palavras homônimas imperfeitas, assim como homófonas, uma vez que possuem pronúncia semelhante, embora a sua grafia e significados sejam diferentes.
A palavra sessão é utilizada, na maioria das vezes, para se referir ao espaço de tempo necessário para a exibição, inicio ou encenação de um espetáculo teatral, como também a exibição de um filme no cinema ou na televisão.
Como exemplo de uso, têm-se a seguinte frase: “O documentário sobre a vida e obra de Pablo Picasso será exibido sábado, na sessão das 22 horas”.
Sessão da Tarde é o nome de um programa da Rede Globo que exibe filmes dos mais variados gêneros. Ele substituiu o extinto “Sessão das Duas”, e como está no ar desde o ano de 1974, é considerado como uma das sessões televisivas de filmes mais tradicionais e populares no Brasil.
A palavra sessão é também frequentemente utilizada no campo da fotografia para se referir a atividade de captação de imagens com a presença ou não de modelos, objetos ou utilização de cenários naturais sob a óptica do fotógrafo, o qual consegue traduzir ou despertar sentimentos e pensamentos por meio de cores e ângulos utilizados geralmente de forma artística. Como exemplo, tem-se a frase: “A modelo já está preparada para fazer a sessão de fotos para a revista de moda”.
Já a palavra cessão é uma derivação do verbo ceder. É frequentemente utilizada no campo do direito quando é necessário se referir à transmissão de algum bem como forma de doação ou a concessão de posse de algo para uma terceira pessoa. Como exemplo tem-se a seguinte frase: “A audiência de cessão de terras foi realizada de forma tranquila e rápida”.
E, por fim, o termo seção deve ser utilizado para se referir ao ato de dividir ou repartir. É frequentemente empregado em repartições públicas, divisão de departamentos em lojas grandes como, por exemplo, “seção infantil” ou “seção feminina”.
Do mesmo modo, é comum empregar o termo seção eleitoral que faz parte da zona eleitoral, cujos números de identificação estão impressos no título de eleitor do votante.
O significado de Seção E Sessão está na categoria Significados