Saudosismo é uma admiração exagerada por coisas do passado.
Embora muitas pessoas achem que saudosismo é sinônimo de nostalgia, existe uma diferença sutil entre as duas palavras. A nostalgia pode ter seus significados traduzidos como: um sentimento de saudade, que pode ser acompanhado de melancolia, pesar ou e tristeza. Já o saudosismo é um apego exagerado ao passado.
Uma pessoa saudosista é aquela que prefere valorizar as coisas passadas, em diversos aspectos, e com isso, deixar de perceber os significados novos que surgiram na sociedade e no mundo ao seu redor. Em outras palavras, o saudosista é aquele que permanece apegado a valores e comportamentos de uma época passada, que não são necessariamente bons ou ruins.
Assim, podemos afirmar que existem diferenças entre o significado de saudosismo, nostalgia e saudade. Entretanto, no uso cotidiano da linguagem, nem sempre os significados desses termos são especificados, levando a que, em muitas ocasiões, eles sejam usados como sinônimos.
Saudosismo também é o nome de uma escola literária e movimento estético, que tinha seus significados expressos na literatura, religiosidade e filosofia, chegando a representar uma verdadeira doutrina política e social. O movimento do Saudosismo ocorreu nas primeiras décadas do século XX, em Portugal. Era uma tendência artística e filosófica de caráter nacionalista, intimamente ligada à revista A Águia, órgão da Renascença Portuguesa. Entre os intelectuais que fizeram parte do Movimento Saudosista, estavam: Leonardo Coimbra, Jaime Cortesão, António Sérgio, António Carneiro, o poeta Fernando Pessoa, além de Teixeira de Pascoaes, mentor do movimento.
Quanto aos significados do Saudosismo, um de seus traços fundamentais era a crença de que a saudade do passado seria capaz de modificar os comportamentos individuais e reconstruir a Nação, através da ação cultural.
O poeta Pascoaes considerava a saudade o traço essencial da alma humana (e, especialmente, dos portugueses). Para ele, a saudade, a nostalgia, se elevava de um mero sentimento, com significados individuais, para o plano místico, determina a ação do Homem em relação a Deus e ao mundo.
Quanto ao uso da linguagem, os saudosistas preferiam uma forma tradicional, clássica, e não davam grande importância à análise do subconsciente. Prevalecia o pensamento intuitivo e a criação de mitos.
Não demorou para começarem as críticas direcionadas a certas características do movimento, vindas dos próprios intelectuais ligados ao Saudosismo. Pascoaes foi acusado por António Sérgio e Raul Proença, publicamente, de ser “utópico e passadista”. Outro grande exemplo do tipo de dissidência que pôs fim ao movimento foi o afastamento de Fernando Pessoa, que posteriormente teve um papel fundamental no surgimento do movimento modernista português, que defendia ideias diametralmente opostas às do saudosismo.
Embora tenha o saudosismo significado um movimento artístico, político e filosófico que se esfacelou, diversos autores identificam reminiscencias suas, em obras de períodos posteriores, e inclusive na atualidade.
O significado de Saudosismo está na categoria Significados