Saudade é uma palavra da língua portuguesa famosa por não ter tradução em nenhuma outra língua conhecida. Diz-se que a palavra surgiu na época da expansão marítima portuguesa, para definir a solidão que os lusitanos sentiam longe da pátria.
Acredita-se que o termo saudade tenha se originado do termo latino solitarius, que significa estar só. Esse termo advém de solitas, que possui forma declinada solitate. Esta última sofreu variações no português arcaico, tornando-se suidade. O ato sentir esse sentimento passou a ser designado por salutate, palavra latina. Do latim ao português, a palavra perdeu o l interno e o t foi sonorizado, transformando-se em d.
Quanto à ausência de tradução exata da palavra, há uma empresa britânica, chamada Today Translations, que formulou uma lista das palavras mais difíceis de serem traduzidas. Nesta lista, saudade está em sétimo lugar.
Saudade é o sentimento causado pela distância ou ausência de algo ou alguém. O significado de saudade, portanto, está relacionado a uma espécie de melancolia sentida devido a ausência ou desaparecimento, especialmente de pessoas, mas também de coisas, estados ou mesmo ações.
Saudade deu origem a saudosismo, palavra que define o sentimento de saudades do passado, devido a sua idealização, ou à fidelidade a princípios, valores e práticas que existiam no passado e não existem mais no presente.
A expressão portuguesa “matar as saudades”. Essa expressão é usada quando a saudade já não existe mais, portanto, foi morta. Por exemplo, se você sente saudades de uma pessoa, quando encontra com ela mata a saudade.
É possível sentir saudade de pessoas, de locais, de comidas, de sentimentos, de momentos, de atos... Sentir saudades é sentir falta de algo que já não se tem, ou que está longe. Por isso, a palavra pode ser aplicada em referência a diversas situações.
O significado de Saudade está na categoria Significados