Satélite é um adjetivo de dois gêneros e um substantivo masculino. O termo vem do Latim satelles, que significa “servidor pessoal, atendente”.
O significado de Satélite é um corpo que gira ou acompanha outro. Esta palavra está muito relacionada à área da Astronomia, que os divide entre satélites naturais e artificiais.
Para a Astronomia, satélite é qualquer elemento que orbita em torno de outro maior, podendo ser um planeta anão ou até mesmo galáxias inteiras, orbitando outras que possuem maior força e dimensão.
Sob a ótica da Astronáutica, o termo satélite é um objeto construído pelo homem e que tem como função mapear a superfície da Terra, por meio de fotografias da geografia do planeta, assim como transmitir informações e dados para qualquer canto do planeta e do Universo.
Por curiosidade, a Astronáutica é a ciência que cria e desenvolve máquinas que ocupam a atmosfera terrestre e o espaço.
Satélite ainda é uma palavra utilizada para designar uma pessoa que faz as vontades do outro de maneira “cega”, isto é, é quando um indivíduo admira intensamente outra pessoa, estando sempre ao seu redor.
Além de uma “pessoa satélite”, uma empresa, por exemplo, também pode ser adjetivada como satélite, quando está depender de outra subsistir.
Satélite Norte é uma empresa de viação, localizada em Goiás.
Satélite Maranata é uma forma de comunicação da religião cristã da Igreja Maranata para com seus fiéis. Dessa forma, é possível acessar a programação que será captada pelo sinal de antena parabólica propícia.
Para a Astronomia, um satélite natural é todo corpo celeste que orbita/gravita em volta de outro maior e com maior força gravitacional. Essa ação faz com que ocorra a formação de um grupo de um planeta principal e outro secundário.
Um exemplo clássico de satélite natural é a Lua – é o mais próximo da Terra e é o satélite natural próprio do nosso planeta. Entretanto, existem diversos satélites naturais girando ao redor de planetas e outros corpos celestes, podendo ser observado no Sistema Solar.
Por outro lado, um satélite artificial é classificado como toda estrutura que foi construída pelo ser humano e que costuma estar em órbita dos planetas. A finalidade destes satélites artificias acaba sendo bem óbvia: transmitir e recolher informações.
Hoje em dia, as pessoas fazem uso de equipamentos que utilizam os satélites artificiais para enviar dados. São exemplos a televisão, o telefone, o rádio e a própria internet.
Outros exemplos interessantes que acabam utilizando os satélites artificiais são o GPS (Global Positioning System) e a área da meteorologia – esta última aproveita as imagens ao vivo dos satélites para realizar os corretos prognósticos da Terra e descobrir quaisquer fenômenos que podem surgir em determinada parte do planeta.
O significado de Satélite está na categoria Significados