Santidade é uma palavra que vem do latim sanctitas, e refere-se a qualidade aquele que é tido como santo. O adjetivo santo pode tanto fazer referência à um sujeito virtuoso, inocente, puro, alguém de bom coração, que faz caridade e é solidário, como pode referir-se àquela pessoa que conquistou um grande desenvolvimento espiritual, ético e moral, conquistando assim a santidade.
Num sentido religiosoa ideia de santidade está muito presente na doutrina cristã, especialmente na Igreja Católica. Enquanto a grande maioria das igrejas protestantes defende que somente Jesus pode ser santo, para os católicos muitos homens e mulheres ao longo dos séculos viveram sua vida de tal forma e tão devotos aos ensinamentos de cristo que pode-se dizer que atingiram a santidade.
Aquele que atingiu a qualidade da santidade, para os católicos, fez isso ao se dedicar a ajudar o próximo, renunciando ao mundo material, as tentações da carne, vivendo com misericórdia, simplicidade, amor e devoção aos ensinamentos de Jesus, dedicando-se a oração e a pregação da palavra de Deus na Terra.
Para que o povo pudesse reconhecer quem entre os homens pode ser atribuída a santidade, a Igreja Católica instituiu diversos critérios que verificam a vida e a obra do candidato a santo, verificando se este em vida ou depois de sua morte operou determinado número de milagres. Quando depois desses estudos conclui-se que o indivíduo foi santo, concede-se a ele uma santidade oficial num processo que a Santa Sé denomina de canonização.
É tradição também na Igreja Católica usar a palavra santidade como pronome de tratamento usando-o sempre quando é dirigida a palavra a importantes líderes religiosos. E nesse sentido o Papa é o melhor exemplo do uso do pronome. Quando se faz uma referência direta ao Papa, usa-se Vossa Santidade, e quando se fala dele ou quando ele é citado em uma obra emprega-se Sua Santidade.
O significado de Santidade está na categoria Significados