Saneamento ambiental é um termo muito em voga na atualidade, devido a uma maior preocupação com o impacto que o homem tem no meio ambiente e também às respostas negativas que a natureza tem dado, como a formação de ilhas de lixo.
De modo geral, saneamento ambiental é o esforço público no sentido de implementar políticas de controle ambiental com o objetivo de solucionar problemas importantes na infraestrutura das cidades, ou seja, visa diminuir o impacto causado pela sociedade moderna no meio ambiente.
O saneamento ambiental, embora seja muito difundido, ainda não é posto em prática em todos os lugares, por isso, encontramos pessoas vivendo em condições de vida que estão longe de serem ideais, causando impacto negativo no meio ambiente e até em sua própria saúde.
Saneamento e meio ambiente são conceitos que devem andar lado a lado de modo a proporcionar uma melhoria na qualidade de vida e na saúde da população.
Dentre as preocupações referentes ao saneamento ambiental encontram-se o controle de doenças transmissíveis e de seus vetores, ou seja, transmissores, naturais, a disposição sanitária dos resíduos sólidos, líquidos e gasosos produzidos pelo homem, o abastecimento de água potável, o uso consciente e responsável do solo e a drenagem urbana.
Saneamento básico é um conceito que deveria estar presente e ser trabalhado em todas as áreas habitadas por seres humanos, para proporcionar uma melhor qualidade de vida e menor impacto no meio ambiente.
O saneamento básico consiste em um conjunto de procedimentos adotados em uma determinada região de modo a proporcionar uma vida mais higiênica, saudável e com o menor impacto ambiental possível.
Os procedimentos envolvem o abastecimento de água, para que esta chegue na casa das pessoas sem estar contaminada; o cuidado com a rede de esgotos, para que o esgoto seja tratado antes de voltar para o meio ambiente e, assim, não seja tão poluente; a limpeza pública e a coleta de lixo, pois uma cidade limpa é uma cidade com maior controle de seus dejetos e menor proliferação de animais que possam transmitir doenças, como o rato.
Uma cidade com saneamento básico, também, nesse caso, chamado de saneamento urbano, é mais limpa, tem menos impacto no meio ambiente, menos inundações e uma maior qualidade de vida para seus habitantes.
Gestão ambiental também pode ser chamada de gestão de recursos ambientais. Basicamente, é um sistema de administração voltado para a sustentabilidade ecológica, visando diminuir ao máximo o impacto ambiental e preservar os recursos naturais.
Empresas que possuem uma gestão ambiental possuem uma maior preocupação ecológica e buscam o uso sustentável e racional de matérias primas.
Por meio da gestão ambiental, busca-se uma constante melhoria nas atividades econômicas ao reduzir o desperdício de materiais, energia e água, além de incentivar a reciclagem.
Curso de saneamento ambiental existe tanto na modalidade presencial quanto à distância. O curso superior forma técnicos de saneamento ambiental, profissionais devidamente capacitados para atuar nas áreas de saneamento, meio ambiente e saúde coletiva.
O tecnólogo em saneamento ambiental pode trabalhar em empresas, sejam elas públicas ou privadas, de saneamento ambiental e gestão do meio ambiente, em laboratórios que estudam qualidade do meio ambiente e/ou impacto ambiental e ainda no setor de gerenciamento ambiental de indústrias.
O significado de Saneamento Ambiental está na categoria Significados