Salutar, na Língua Portuguesa, se caracteriza como um adjetivo masculino quanto como um adjetivo feminino, possuindo, portanto, dois gêneros. Seu sentido mais comum está relacionado diretamente à saúde, contudo, também pode ser empregada em sentidos figurados dando a ideia de consolo em períodos de adversidade.
Salutar é uma palavra de origem latina que, nesse idioma, é conhecida como salutaris. O uso do termo salutar está diretamente relacionado com a saúde, algo útil e favorável para ajudar na recuperação de alguém que se encontra doente ou necessitando de cuidados especiais.
Quando se trata do emprego dessa palavra no sentido figurado, há vários significados que podem ser atribuídos, dentre eles pode-se citar como exemplo o uso da expressão conselhos salutares que está relacionada a aconselhar alguém a fazer algo ou agir de maneira que venha a proporcionar um grande alívio às suas dores físicas ou emocionais, até mesmo pelo simples fato de ouvir a esses conselhos agradáveis ao espírito.
Levando esse conceito de conselhos salutares para ramos mais específicos da saúde de determinados pacientes, há o exemplo dos profissionais da psicologia que utilizam procedimentos próximos aos conselhos salutares para, partindo de questionamentos e direcionamento aplicados ao paciente, dar alívio a casos de depressão, transtornos de personalidade e outras patologias de vulgo “doenças da alma”.
Quando se trata, portanto, de ocasiões em que a ação ou interferência de alguém gere um bem, um sentimento ou uma reação agradável em outrem, se diz que houve uma interferência salutar, ou seja: através dessa intervenção alguém foi afetado positivamente e com isso se sentiu melhor, mais disposto, mais saudável e feliz.
Embora o sentido de salutar esteja comumente relacionado a uma ação em prol de alguém, a negligência salutar reflete o oposto. Assim, ela sintetiza o fato de abandonar alguém e não prestar assistência em diversos aspectos.
O significado de Salutar está na categoria Significados