Ruptura é um substantivo feminino. O termo vem do Latim ruptura, que é particípio passado de rumpere, que quer dizer “quebrar, partir, romper”.
O significado de Ruptura é o mesmo que dizer interrupção, quebra violenta, rompimento, violação, corte, anulação de um tratado ou um pacto.
Ruptura é o efeito ou o ato de algo que se rompe, é a ação de romper, podendo ter como exemplos, a ruptura de um contrato, de um compromisso, de uma sequência, entre outros. É algo que estava unido e que acabou se separando, como, por exemplo, a ruptura entre dois amigos de longa data.
Em relação a uma ruptura de um contrato, entende-se que este documento é aquele que aponta todas as obrigações e direitos das partes que estão envolvidas. Se este contrato tem violação ou descumprimento, é possível dizer que ocorreu uma ruptura.
O termo ruptura ainda pode ser utilizado para indicar o fim de uma obrigação social ou de compromissos.
Por exemplo: “O governo resolveu anular um dos maiores programas sociais do país, provocando uma gigante ruptura contra a luta da desigualdade.”
Em outra situação, ruptura pode ser sinônimo de abertura, buraco ou fenda.
Por exemplo: “A ruptura da camada de ozônio é uma preocupação constante do planeta, embora não haja uma conscientização suficiente da população.”
Na área da Medicina, a palavra ruptura se classifica como um termo técnico que é usado para definir uma abertura que foi verificada em um determinado órgão e que não teve sua provocação feita por algum instrumento cortante.
Além desta definição, existe a ruptura que designa uma lesão muscular que afeta os nervosos, os vasos sanguíneos e as fibras musculares. Esta ruptura muscular é algo muito mais grave que a distensão muscular, por isso são diferentes. A ruptura tem como sinais a dor intensa, que afeta principalmente o braço, a coxa e a panturrilha.
A ruptura também pode ocorrer em outras partes do corpo, como é o caso dos tendões, ombros, menisco, camada muscular do útero, entre outros.
O significado de Ruptura está na categoria Significados