Rubrica é a uma forma de assinatura abreviada ou uma pequena anotação, nota resumida. Quando se diz que algo precisa ser “rubricado”, quer dizer que o responsável por assiná-lo precisa pôr sua rubrica em cada página (normalmente de um documento).
A palavra rubrica deriva do latim rubrica, cujos significados podemos traduzir como “ocre vermelho” ou “giz vermelho”.
Os romanos colocavam os títulos e subtítulos dos livros em vermelho, sobretudo os códigos de leis e manuais de Direito.
Posteriormente, na Idade Média, rubrica era a letra inicial de cada capítulo, seção ou mesmo cada página de um livro. Essa letra da palavra inicial era grafada com tinta vermelha e em tamanho maior, tratando-se de uma verdadeira obra de arte, contando com artistas especializados para a atividade.
Normalmente, o copista realizava a escrita normal e deixava os espaços das “rubricas” para que o especialista “rubricasse” os livros, pondo neles seu selo artístico.
Foi assim que rubrica possou a ter seus significados relacionados a um conjunto de traços com que se personaliza algo escrito, embora não necessariamente na cor vermelha.
Além de forma de assinatura abreviada (rubricas de nomes) ou nota resumida, temos os seguintes significados para a palavra rubrica:
Embora seja frequente o uso da grafia rúbrica, ela está incorreta. A palavra rubrica é paroxítona, (ou seja, a sílaba tônica é “bri”) e não tem acento. Isso vale para qualquer um de seus significados, a grafia e a pronúncia corretas são rubrica (rubrica) não rúbrica.
Rubrica orçamentária é uma verba prevista como despesa em orçamentos públicos e destinada a significados específicos. Rubricas legais são os percentuais mínimos do orçamento público a serem destinados a setores específicos (como saúde e educação).
Entre os famosos da atualidade que se destacam por suas rubricas, podemos citar: J. K Rowling, Judge Judy, Kurt Vonnegut e John Hancock.
Rubrica pode ser traduzida para o inglês como “heading”.
O significado de Rubrica está na categoria Significados