RPG é a abreviatura do inglês “Role Playing Game”, que tem o significado em português de “jogo de interpretação de personagens”.
RPG é um dos muitos gêneros de videogames, embora seja diferente dos convencionais, já que nesse tipo de jogo não há ganhadores ou perdedores. O RPG acontece numa realidade virtual em que os jogadores desempenham papéis de personagens num cenário fictício.
Os jogos de RPG podem ser comparados a um filme em que os jogadores são atores e o mestre, diretor. Sua diferença dos filmes é que não existe um enredo, e sim um desenvolvimento da trama, enquanto o jogo vai acontecendo.
Trata-se, na verdade, de uma evolução dos jogos, uma vez que no RPG os jogadores estimulam a própria imaginação e desenvolvem o raciocínio lógico e a criatividade, trabalhando a cooperação mútua e o relacionamento interpessoal.
Os primeiros RPG surgiram nos Estados Unidos em 1974, espalhando-se rapidamente não só pela atratividade que possuem os jogos, mas também por estimular a pesquisa, interpretação e criatividade.
Os jogos RPG estimulam o raciocínio e possuem a característica de servir para a educação, funcionando como ferramenta para preparar os jovens a interagir em sociedade, podendo também serem utilizados para o desenvolvimento profissional.
Em cada jogo RPG existe uma aventura, com enredo definido pelos jogadores através de um conjunto de regras pré-definidas para cada personagem. A atuação de cada personagem é que vai criando o restante da sessão.
Geralmente cada uma das sessões dos jogos RPG têm um mestre e outros jogadores. Para o mestre existe a responsabilidade de criar a história numa determinada época e os seus personagens. Aos jogadores é reservado o controle das ações de seus personagens.
Os jogos de RPG são os tradicionais (RPG de mesa), em que tudo acontece verbalmente; os “live action”, em que personagens se caracterizam e interpretam os personagens como numa peça de teatro; “aventura-solo”, quando uma pessoa pode jogar sozinha, se orientando através de algum enredo; e os “turn based RPG”, jogados em turnos, como no xadrez, em que os jogadores podem parar o jogo e estudar novas estratégias.
Na internet os RPG se desenvolvem em diferentes modalidades, permitindo a participação online dos jogadores. Entre eles, bastante conhecidos são “Final Fantasy”,”Dark Souls”, “Origins”, “World of Warcraft”, “Mass Effect”, “DragonQuest”, “The Witcher”, “The Elder Scrolls”; “Syrim” e outros.
Na fisioterapia também existe um RPG, mas trata-se de um método de correção de postura.
O significado de RPG está na categoria Significados