Significado de Rosa De Hiroshima


O que é Rosa De Hiroshima



Rosa de Hiroshima é o título de um poema produzido pelo compositor e cantor Vinícius de Moraes.

O autor, Vinícius de Moraes viu seu poema ser transformada para música, no disco de estreia do grupo musical “Secos e Molhados”. O integrante da banda, Gerson Conrad, tem a autoria da composição da melodia. Quem imortalizou a música foi Ney Matogrosso, também integrante da banda.

A música Rosa de Hiroshima (transformada através do poema) foi uma das canções mais populares em rádios na década de 70 e foi considerada uma das 100 maiores músicas do país pela Revista Rolling Stone brasileira.

 

Significado de Rosa de Hiroshima

 

O nome do poema vem da Segunda Guerra Mundial, conflito que aconteceu entre 1939 a 1945, mostrando o poder bélico absoluto dos Estados Unidos da América: o bombardeio nuclear nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão.

A cidade de Hiroshima foi atingida em 6 de agosto de 1945, sendo completamente destruída pela bomba nuclear denominada Little Boy. Acredita-se que mais de 250 mil pessoas morreram com o ataque, e muitas outras desenvolveram enfermidades – queimaduras, cegueira, surdez, cânceres, por exemplo –, além dos desastres ambientais causados, devastando a vegetação, ocasionando chuva ácida que contaminaram rios, lagos e várias plantações.

O autor, Vinicius de Moraes, usou o termo rosa para ser comparada com a bomba nuclear, pois, ela, ao explodir lembra o formato de uma rosa ao desabrochar. O poema é muito elogiado pela lembrança do desastre e de todas as consequências por ele causado, sendo que ainda, nos dias atuais, o poema seja usado em forma de protesto de denúncia social e expressão de revolta pelos países que ainda fabricam as bombas nucleares.

O significado de Rosa De Hiroshima está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Rosa De Hiroshima |