RNA é uma sigla da língua inglesa utilizada na área de biologia; de uma forma mais completa, o significado de RNA é ácido ribonucleico (em inglês, Ribonucleic acid), que é o ácido que tem a função de sintetizar proteínas das células. O RNA é formado por moléculas muito pequenas, que se agrupam em cadeias menos complexas e menores que as moléculas de DNA, apesar de serem bem parecidas em sua composição. DNA significa ácido desoxirribonucléico.
Tanto o DNA quanto o RNA estão envolvidos na transmissão de caracteres hereditários, e estão presentes em todas as células que compõem cada parte dos seres humanos; a diferença está em sua localização dentro da célula, já que o DNA é encontrado no centro, e o RNA no citoplasma, apesar de ser produzido onde está o DNA, pois segundo a biologia, o DNA produz o RNA, que por sua vez produz as proteínas compostas responsáveis pela composição do corpo humano e dos animais.
Tanto o RNA quanto o DNA tem em sua composição uma ribose ou açúcar, uma base nitrogenada e um grupo de fosfato, porém o DNA possui cadeia dupla e o RNA cadeia simples, que pode às vezes dobrar.
A cadeia de RNA é muito “flexível”, podendo se dobrar a tal ponto que suas bases ficam lado a lado. Este pareamento acontece entre a citosina e a guanina, sendo que no RNA a adenina fica lado a lado com a uracila e no DNA a adenina fica lado a lado com a timina.
A principal diferença entre o RNA e o DNA está na estrutura. O RNA apresenta um formato de hélice simples em uma única fita; já o DNA apresenta um formato de hélice dupla e mais de uma fita.
O significado de RNA está na categoria Significados