Ritual é um substantivo masculino e também um adjetivo de dois gêneros. O termo tem origem no Latim ritualis, que significa “relativo a cerimônias religiosas”, de ritus, que quer dizer “rito, costume, uso”.
O significado de Ritual é descrito como um conjunto ou composto de práticas que simbolizam tradições religiosas ou cerimoniais – assim como aquelas ações ou prática que não se caracterizam como religiosas ou cerimoniais.
Desse modo, um ritual é uma reunião de gestos, palavras e formalidades: estes aspectos estão atribuídos de valores e virtudes simbólicos.
Tratando-se especialmente da Religião, os rituais possuem performances que estarão prescritas em algum livro ou documento para que todas as práticas sejam executadas por todos seus seguidores.
Embora o termo ritual seja muito visto no âmbito das religiões, é possível notá-lo em outras esferas culturais, sendo considerado uma atividade organizada.
Um ritual cerimonial é aquele em que há necessidade de preparar o local, assim como os materiais, instrumentos e vestimentas. Exemplos claros de rituais cerimoniais são os casamentos, as formaturas, os velórios, os batizados, posses presidenciais, coroações, entre outros.
Entende-se que um ritual cerimonial é de conhecimento de todas as sociedades, especialmente por estarem presentes há gerações e por estar carregado de ações simbólicas que estavam previamente regulamentadas ou pela própria tradição.
Um aperto de mão como forma de cumprimento pode ser considerado um pequeno ritual.
Ainda existe o ritual psíquico, conceituado como o ritual que há intenção de interferir e/ou transformar algo no mundo físico. Exemplos desse tipo é o desencadeamento de forças naturais, bem como a criação e alteração destas.
No sentido figurado, portanto, ritual é a palavra usada para designar uma rotina, uma etiqueta, uma regra, um estilo comumente visto entre as pessoas. É algo que se pratica de forma habitual.
Por estar muito associado às práticas religiosas e também místicas, o ritual se estabelece com o objetivo de criar uma relação entre todos os seres humanos e o(s) ser(es) sobrenatural(is).
Todas as variadas religiões existentes se apoiam em regras e normas que possuem a finalidade de intensificar essa relação, bem como orientar sobre os deveres e obrigações que tanto a divindade como a humanidade têm.
Alguns exemplos de rituais religiosos conhecidos são:
O batismo (assim como a eucaristia) foi instituído por Jesus Cristo, que passou por situação semelhante por João Batista.
Em outras doutrinas, como no caso do Budismo, há rituais que variam de escola para escola. Mas podem-se destacar as oferendas e a perambulação.
As oferendas são simbólicas, como flores, velas e incenso, colocadas em templos e santuários. Já a perambulação é uma característica do budismo tibetano, onde caminha-se ao redor de um mosteiro ou santuário três vezes a fim de evocar as Três Joias.
O significado de Ritual está na categoria Significados