Ripa na Chulipa é uma expressão popular utilizada como uma frase para incentivo ou estímulo.
Este jargão se popularizou na boca do locutor esportivo Osmar Santos, que utilizava as expressões “ripa na chulipa e pimba na gorduchinha” no momento em que os atletas se preparavam para cobrar uma penalidade máxima ou uma falta próxima à área adversária, evidenciando a iminência de um gol.
A parte “ripa na chulipa” seria algo como um grito de força e incentivo para o jogador, enquanto que o “pimba na gorduchinha” tem como significado o objetivo de acertar a bola, que era chamada carinhosamente pelo narrador de gorduchinha.
Nascido em Osvaldo Cruz (interior de São Paulo) em 1949, Osmar Santos foi um dos grandes comunicadores brasileiros, atraindo multidões pelo seu jeito simples de narrar, utilizando-se de expressões populares e jargões característicos que se tornaram uma marca da sua narração. Sua carreira foi abreviada após um acidente automobilístico em 1994, que afetou a sua fala. Atualmente ele é artista plástico e se dedica a fazer pinturas sobre telas.
Há também o significado de Ripa na Chulipa em sentido mais literal e que é muito usado no interior do Brasil. Nesse caso, “ripa na chulipa” seria atirar um pedaço de madeira (conhecido como ripa) em indivíduos preguiçosos, que são conhecidos como chulipa.
Outro significado popular de Chulipa vai para a travessa que segura os carris do caminho de ferro. Nesse contexto, dizer “ripa na chulipa” indica que o trabalho foi bem executado do início ao fim, sem deixar nada pendente.
Esse termo é tão popular nacionalmente que virou ripa na chulipa virou música sertaneja. A dupla Munhoz e Mariano aproveitou essas expressões populares e lançou em 2016 “Ripa na Xulipa”, ao falar de uma garota bonita que está dando mole para um rapaz.
O significado de Ripa Na Chulipa está na categoria Significados