Rimas é classificado como um substantivo feminino no plural. O termo vem do Latim ritmus, do Grego rhytmos, que significa “tempo medido, proporção, tempo”.
O significado de Rimas se refere a uma fórmula estilística muito comum em textos poéticos, especialmente nas poesias.
As rimas servem para indicar, portanto, um conjunto de poemas geralmente rimados, significando uma uniformidade de sons na parte final de duas ou mais palavras – ou uma sequência de sons a partir da vogal da última sílaba tônica do verso –, proporcionando ritmo, sonoridade e musicalidade.
Em geral, a rima é buscada pelo poeta, escritor ou compositor para que se crie um elo entre as palavras.
Os versos que integram os textos poéticos e que não possuem rimas são denominados de versos brancos ou soltos.
Em Português, existem inúmeras rimas. Este idioma consegue aproveitar bastante o jogo de palavras, provocando um balanço rítmico peculiar no meio do texto, sendo fácil combinar palavras que rimam umas com as outras.
Na internet, é possível encontrar poesias de amizade com rimas, assim como rimas de amor, engraçadas e várias outras prontas.
Há vários tipos de rima, classificando-se conforme a fonética, ao valor, à posição no verso, à posição na estrofe e à acentuação.
São elas:
A combinação feita nos versos também podem fazer com que as rimas se classifiquem como:
No Rap (gênero musical), as rimas são frequentemente utilizadas como recurso.
Em centros urbanos tanto no Brasil como em outros países, é comum encontrar a cultura da batalha de rimas – quando um rapper rivaliza com outro criando rimas espontaneamente através de um assunto que pode tanto ser sugerido pela plateia ou com algo aleatório.
O paulista Rael da Rima é um cantor e compositor que trabalha com rimas. Antigamente era integrante da banda Pentágono, porém agora segue carreira solo.
O significado de Rimas está na categoria Significados