Significado de Resumo


O que é Resumo



Resumo é um substantivo masculino. O termo se deriva de “resumir”, do Latim resumere, que significa “retomar, reassumir, somar”, de re-, que quer dizer “de novo” mais sumere, que quer dizer “pegar, agarrar”.

O significado de Resumo é uma mostragem curta de um acontecimento, podendo ser também de uma obra literária ou artística. O resumo é definido como a ação de resumir alguma coisa por meio de síntese ou sumário, sendo considerado um elemento essencial para todo e qualquer tipo de discurso.

O resumo procura atingir um assunto de modo que o interlocutor entenda a sua finalidade comunicativa. Essa tarefa afirma que o resumo pode melhorar o conhecimento e também aperfeiçoar a competência linguística de um indivíduo.

Assim, o resumo procura se manifestar e apresentar um conteúdo por meio da condensação das principais ideias da obra em questão (aquela que está sendo resumida). Nesse caso, o resumo tem o conteúdo abordado de forma sintética, pois destaca somente as informações essenciais.

O resumo pode se subdividir em três tipos:

  1. Resumo indicativo: tem como finalidade indicar os pontos principais da obra (livro ou documento, por exemplo), sem ocorrer qualquer prolongação ou explicação sobre eles. Este tipo de resumo também não apresenta dados quantitativos ou qualitativos,
  2. Resumo informativo: tem como objetivo abordar as finalidades, a metodologia, os resultados e as conclusões da obra,
  3. Resumo crítico: é o tipo de resumo conhecido como resenha, caracterizada por conter as opiniões críticas do autor.

O resumo é uma ferramenta muito popular nas escolas. A aplicação feita pelos professores visa desenvolver a capacidade de síntese, clareza e objetividade dos alunos ao solicitar a escrita de um texto com poucas linhas.

Existe ainda o resumo dos capítulos de uma novela: que está publicado em revistas ou sites específicos, além de ser um recurso muito útil para canais de televisão para mostrar os principais acontecimentos que serão apresentados nos capítulos.

O resumo tem como palavras sinônimas: sinopse, sumário, síntese, compêndio e epítome.

Resumo e resenha

De modo geral, o resumo e a resenha são conceitos distintos.

A resenha é a elaboração de um texto, através de uma obra, que consegue realizar uma comparação ou avaliação crítica.

Isso quer dizer que a resenha tem como aspecto principal a existência da opinião crítica da pessoa que está escrevendo em relação a obra que está servindo de análise para a resenha.

Um caso em que pode não existir a opinião do autor é na resenha descritiva.

Já o resumo, como foi comentado, não possui opiniões (somente se for do tipo resumo crítico) e somente mostra a síntese dos principais pontos de uma obra.

Como fazer um resumo

Antes de fazer um resumo, deve saber que ele precisa ser:

  • Breve e conciso,
  • Pessoal, isto é, ser feito com as próprias palavras,
  • Ter uma estrutura lógica para que ele seja compreensível.

Para fazer um resumo, inicialmente, é obrigatório que ocorra a leitura atenta do texto (documento, livro, enfim) que será resumido para saber qual é o assunto geral dele.

O segundo passo é ler novamente o texto, um parágrafo por vez e identificar (sublinhando, por exemplo) quais são os conceitos-chave que servirão como base do resumo.

Com essa etapa, é necessário fazer o resumo dos parágrafos, por meio das palavras-chave destacadas, de maneira concisa, sem esquecer os conceitos mais importantes.

A conclusão se dá por meio da análise e leitura do resumo para ter a comprovação das ideias principais do texto original estão presentes, de acordo com a opinião do autor – já que comentários pessoais não são permitidos.

O significado de Resumo está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Resumo |