Responsabilidade (do latim “responsabilitate”, ato de responder) Social (do latim “societas” (associação amistosa) refere-se às atitudes que as empresas e indivíduos tomam para cumprir deveres e obrigações para com a comunidade em geral.
As primeiras informações que tratam de Responsabilidade Social surgiram nos Estados Unidos na década de 1950 e na Europa na década de 1960, embora Charles Eliot, Arthur Hakley e John Clarck, todos escritores e críticos, já se referissem ao tema da responsabilidade social no início do século passado.
Essas manifestações, no entanto, não encontraram apoio por serem consideradas socialistas pela sociedade americana, mas em 1953, com o lançamento do livro “Social Responsabilites of the Businessmann”, de Howard Bown, o tema ganhou espaço e conseguiu a merecida atenção.
Surgiram associações, como a American Account Association e American Institute of Certified Public Accountants, fazendo com que a responsabilidade social deixasse de ser uma curiosidade e se tornasse um fator decisivo para a atuação das empresas.
A responsabilidade social visa, principalmente, que as empresas possam contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. A tomada de atitudes para mostrar a responsabilidade social é feita nas empresas de forma voluntária, independente de incentivos fiscais ou legislação, embora acabe se tornando uma necessidade por envolver benefícios para a coletividade que apoia a atividade empresarial.
Diversos fatores contribuíram para que a responsabilidade social se tornasse uma característica necessária a qualquer empresa: preocupações da sociedade com relação às organizações, danos ao meio ambiente causados por indústrias de transformação, pressão para que as empresas dessem atenção aos requisitos ambientais e outras.
A responsabilidade social pode ser entendida em dois níveis: o nível interno, que se refere aos trabalhadores e a outros afetados pela empresa, que podem influenciar no alcance dos resultados das atividades empresariais; e o nível externo, que tratam das consequências das atividades de uma empresa sobre o meio ambiente, sobre seus parceiros de negócio e sobre o próprio meio em que está inserida.
A noção de que a empresa não existe apenas com o objetivo de ter lucro é a causa principal do desenvolvimento da ideia de responsabilidade social: deve também trazer benefícios para as pessoas diretamente envolvidas na produção e contribuir para o meio em que está instalada, apoiando atividades que tragam cultura e melhores condições para a sociedade.
Responsabilidade Social Corporativa
Para as empresas, a Responsabilidade Social Corporativa pode ser vista como estratégia com o objetivo de manter e aumentar rentabilidade, além de potencializar seu desenvolvimento, buscando meios de atender ao nível mais consciente de seu público consumidor e gerando benefícios para a sociedade.
Com a criação de programas sociais, essas empresas acabam gerando benefícios à comunidade, trazendo melhor qualidade de vida aos seus funcionários e atuando de forma mais próximo à comunidade. Geralmente são programas voltados para a educação, saúde, meio ambiente, moradia e atividades comunitárias, entre outros.
Responsabilidade Social Empresarial
A responsabilidade social de uma empresa se mostra quando ela cria uma gestão transparente para lidar com as partes que por ela são envolvidas, minimizando impactos ao meio ambiente e à comunidade. Torna-se necessário que as empresas tenham uma consciência social, traduzidas na Responsabilidade Social Empresarial.
Ações como reflorestamento, conservação do patrimônio público, proteção ao meio ambiente e a animais, obras que gerem emprego e renda à comunidade, doações e patrocínios são o reflexo da responsabilidade social de uma empresa integrada à comunidade.
Responsabilidade Social e Ambiental
Atualmente nas empresas a Responsabilidade Social e Ambiental (ou Responsabilidade Socioambiental) está intimamente relacionada com suas práticas para a conservação do meio ambiente.
Existem até mesmo certificações internacionais, como a ISO 14000, que tratam da Responsabilidade Socioambiental, fazendo com que as empresas busquem preservar os recursos naturais, criem objetivos e metas com relação ao meio ambiente e estabeleçam medições de seu comportamento para manter a sustentabilidade.
O significado de Responsabilidade Social está na categoria Significados